Edição anterior (1844):
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Ed. 1844:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1844): quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ed.1844:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Petrópolis tem recebido média de 70 veículos de turismo por dia durante a semana

           

 

Mais de 70 veículos de turismo por dia. Essa é a média que o município tem registrado durante a semana (entre terças e quintas-feiras). Além do Natal Imperial, o turismo pedagógico continua forte neste período, com a vinda de milhares de estudantes de todo o estado. Principais museus e pontos turísticos da Cidade Imperial têm estado movimentados. Este mês, o Museu Casa de Santos Dumont, por exemplo, tem recebido uma média de 25 a 30 escolas por dia. Em outubro foram 9.569 alunos de 232 colégios.

            Grande parte do movimento de estudantes se deve ao projeto de incentivo ao turismo pedagógico nas escolas públicas lançado pelo governo do estado. Em toda a rede estadual de ensino, são 700 mil crianças e adolescentes, em 1.222 escolas. Em outubro, o governo estadual liberou verba para o aluguel de três ônibus de turismo por unidade - por mês até dezembro - para que elas realizassem visitas a museus, monumentos históricos, atrativos turísticos, entre outros destinos à escolha das direções dos colégios. Além disso, o período também é comum para passeios de escolas particulares e municipais.

            “Estamos tendo um excelente fim de ano para o setor de turismo em Petrópolis. Temos grupos chegando por conta do Natal Imperial, que atrai turistas do país inteiro, e também dezenas de ônibus de turismo por dia com estudantes”, explica o prefeito Bernardo Rossi. “Isso movimenta a cidade e, principalmente, a economia. O setor tem caminhado cada vez mais para ser o principal pilar da economia de Petrópolis”, acrescenta o secretário da Turispetro, Marcelo Valente

            Esta semana, desde terça-feira (26) veículos de turismo não param de chegar à cidade. Apenas entre 11h30 e 12h, pelo menos 30 ônibus estacionaram na Rua da Imperatriz (ao lado do Museu Imperial) e na Av. Tiradentes (em frente à Catedral São Pedro de Alcântara) na terça. Dois desses ônibus trouxeram 90 alunos de ensino médio e EJA e funcionários da Escola Leonel Azevedo, do Rio.

"É uma cidade encantadora, histórica. Acho que a visão é fundamental e, assim, eles aprendem mais sobre a história do Brasil do que apenas ouvindo em sala. Petrópolis é uma cidade maravilhosa, queria morar aqui", disse a professora de matemática da escola, Maria Augusta Alves Moura e Melo.

           A CPTrans montou um planejamento especial e isolou as vagas em frente ao Museu Imperial durante todo o mês de novembro para receber os veículos de turismo. 

Categoria A no Mapa do Turismo Nacional, do Ministério do Turismo, Petrópolis tem hoje 26 instituições museológicas, incluindo importantes atrativos, como o Museu Imperial, um dos mais visitados do Brasil – antiga residência de verão do imperador D. Pedro II. 



Edição anterior (1844):
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Ed. 1844:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1844): quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ed.1844:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior