Edição anterior (2128):
segunda-feira, 07 de setembro de 2020
Ed. 2128:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2128): segunda-feira, 07 de setembro de 2020

Ed.2128:

Compartilhe:

Voltar:


  Covid-19

Petrópolis ultrapassa 1,5 mil recuperados da covid-19

Wesley Fernandes - especial para o Diário

Em meio aos últimos dados da covid-19, uma boa notícia para se comemorar: Petrópolis acaba de ultrapassar a marca de 1,5 mil pacientes recuperados da covid-19. São, ao todo, 1.590 pessoas curadas desde o início da pandemia. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde e foram divulgadas na tarde de sexta-feira (04). Os números se referem às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, atualmente, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Durante o período de recuperação, algumas histórias se destacaram e comoveram toda a cidade de Petrópolis. Como é o caso do médico plantonista do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Petrópolis, Roberto Damasceno, símbolo na luta contra o novo coronavírus, que recebeu alta no dia 05 de julho, após 20 dias internado. “Mais uma vez quero aproveitar para agradecer aos colegas que cuidaram de mim e todos os amigos que com orações ou correntes positivas contribuíram para a minha recuperação.”, disse o médico.

Outro caso que emocionou os petropolitanos foi do paciente Diogo Rodrigues de Andrade, de 37 anos, internado no Hospital Santa Teresa (HST). Em um vídeo divulgado pelo HST, Diogo recebe a visita da esposa enquanto estava internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O encontro foi possível através da campanha "O que importa para você?", promovida pelo HST, com o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. Neste contexto, o paciente pediu à equipe médica que pudesse encontrar a mulher e o pedido foi atendido. Diogo deixou a UTI na última semana e agora segue em recuperação em leito clínico.

Outra personalidade marcante na luta contra o coronavírus foi o ex-prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo. Médico e diretor técnico do Hospital Unimed, Bomtempo recebeu alta médica na última  quarta-feira (02) após 10 dias internado por complicações da covid-19. Ele, que desde o início da pandemia esteve à frente da direção do hospital no combate da doença, foi surpreendido com a notícia de sua contaminação que logo avançou para uma pneumonia bacteriana e comprometeu 75% de seu pulmão.

"Eu tenho muito orgulho de ser diretor desse hospital. Queria muito agradecer aos funcionários, todos os colaboradores, aqueles que entraram aqui no quarto, que se responsabilizaram por toda a assistência, higienização, pela minha alimentação e por trás deles, aqueles que não estiveram aqui no quarto, mas que sem eles seria impossível construir toda essa logística. Eu queria muito fazer esse agradecimento a cada colaborador.”, disse o ex-prefeito.

Dados da covid-19 na cidade

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado na sexta-feira (04), foram realizados 43.730 testes na cidade. Deste total, 37.404 resultaram negativo, 6.012 positivos e 314 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 92 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou em investigação esperando o resultado do teste.

O número de vítimas fatais em decorrência da doença na cidade é de 177. Até sexta-feira, o município contabilizava pelo SUS 31,48% dos leitos clínicos e 40% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.



Edição anterior (2128):
segunda-feira, 07 de setembro de 2020
Ed. 2128:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2128): segunda-feira, 07 de setembro de 2020

Ed.2128:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior