Thaciana Ferrante – especial Diário de Petrópolis
A Defesa Civil informou nesta quinta-feira (07) que a cidade passou a fazer parte do Sistema de Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), pertencente à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Governo Federal, para o envio de mensagens de emergência. Com isso os alertas estarão disponíveis via SMS, gratuitamente para a população, através da plataforma do Google e também nas TVs por assinatura.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers este processo vai melhorar a informação para a população, agilizar a mobilização e a mitigação dos riscos. “Durante esse nosso período de chuvas fortes a informação é muito importante para ajudar a salvar vidas e antecipar a saída das pessoas de áreas de risco”, salientou.
Para receber os alertas de emergência as pessoas devem se cadastrar mandando um SMS para o número 40199 e informar o CEP da área onde vive. “Em Petrópolis, um terço da população tem TV por assinatura, estas pessoas também receberão os alertas durante a programação”, disse. O secretário ressaltou ainda, que os alertas serão emitidos por localidade, ou seja, muito serão específicos para cada localidade.