Edição anterior (1578):
quinta-feira, 07 de março de 2019
Ed. 1578:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1578): quinta-feira, 07 de março de 2019

Ed.1578:

Compartilhe:

Voltar:


  Automóveis
Diário Automóveis
COLUNA

 

 

Peugeot apresenta nova geração do 208 no Salão do Automóvel de Genebra

Principal novidade é o lançamento da versão 100% elétrica. Modelo chega ao mercado europeu já no segundo semestre, mas só estreia no Brasil em 2021


PC Pedro Cerqueira - Portal Vrum

 

 (foto: Peugeot/Divulgação)


A Peugeot vai apresentar a nova geração do 208 no Salão do Automóvel de Genebra, a ser realizado na Suíça de 7 a 17 de março. O hatch compacto será lançado na Europa já no segundo semestre do ano, mas os brasileiros terão que esperar um pouco mais a sua chegada, prevista para 2021. Uma das principais novidades é a versão elétrica do modelo, que motivou o uso de uma nova plataforma modular compacta, que, além de ser 30 quilos mais leve, permite a instalação de sistemas de assistência ao condutor, baterias e motorização elétrica.

As novas proporções do 208 – mais comprido, mais largo e mais baixo – sugerem esportividade. De forma geral, o design do compacto está mais robusto, com painel dianteiro alto e ângulos mais volumosas. Os faróis ganharam linhas mais retas e trazem três barras de LED que simulam a marca das garras de um leão. Na lateral, as caixas de roda anabolizadas ganharam molduras pretas brilhantes e rodas de 17 polegadas, ambas exclusivas das versões GT. Na traseira, a coluna C ficou mais larga e há um elemento aerodinâmico que “prolonga” o teto. As lanternas escurecidas também trazem a “garra do leão” e estão ligadas por um elemento preto brilhante. Escape duplo central e lanterna de neblina foram colocados dentro do extrator.

 

 (foto: Peugeot/Divulgação)


ELÉTRICO O e-208 traz motor elétrico de 100kW (que corresponde a 136cv de potência) e 26,5kgfm de torque. As baterias de 50kWh permitem a autonomia de 340 quilômetros pelo ciclo WLTP, que é mais próximo da realidade. De acordo com o fabricante, a recarga de 80% da capacidade da bateria é feita em 30 minutos desde que usado um sistema de carga rápida. Mas em uma tomada convencional são necessárias 16 horas para uma recarga completa. São três modos de condução: Eco, que prioriza a autonomia; Normal, com foco no conforto durante o uso; e Sport, no qual o carrinho alcança os 100km/h em apenas 8,1 segundos. As baterias foram colocadas sob o assoalho, ocupando o volume de 220 litros. A Peugeot oferece garantia de pelo menos 70% da capacidade de carga na bateria por oito anos ou 160 mil quilômetros. Os freios são regenerativos, retornando parte da energia desperdiçada na frenagem para as baterias.

 (foto: Peugeot/Divulgação)


COMBUSTÃO No mercado europeu serão quatro motorizações convencionais disponíveis. Três delas são equipadas com o motor 1.2 Puretech a gasolina, um com 75cv de potência e câmbio manual de cinco marchas, outro com 100cv e opção de caixa manual de seis marchas ou automática de oito, e um terceiro de 130cv e transmissão automática de oito velocidades. A quarta opção é a diesel, com motor 1.5 BlueHDI de 100cv e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito.

 (foto: Peugeot/Divulgação)


A BORDO No interior, destaque para a nova geração do i-Cockpit, que inclui o head-up display para facilitar a leitura de informações por parte do motorista sem perder o foco no trânsito. A alavanca do câmbio automático é do tipo joystick, e o volante tem a base e o topo achatados. O console central traz vários porta-objetos, incluindo um espaço capaz de carregar o telefone por indução.

 (foto: Peugeot/Divulgação)


A tela do sistema multimídia pode ser de 5, 7 ou 10 polegadas, oferecendo espelhamento com o smartphone (pelos sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto) e navegação GPS nativa, de acordo com a versão. Entre as funções semiautônomas disponíveis estão controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com a função Stop & Go, assistente de estacionamento, assistente de frenagem automática de emergência, assistente ativo de faixa de rodagem, assistente ativo de ponto cego, assistente de farol alto e monitoramento de atenção do motorista.

 

 

 



Edição anterior (1578):
quinta-feira, 07 de março de 2019
Ed. 1578:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1578): quinta-feira, 07 de março de 2019

Ed.1578:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior