Edição anterior (1707):
domingo, 14 de julho de 2019
Ed. 1707:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1707): domingo, 14 de julho de 2019

Ed.1707:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

 

 

Pioneira no Brasil em mediação de conflitos na rede pública de Educacão, Petrópolis sedia encontro temático do Conima

Encontro do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem aconteceu no Quitandinha

             Município pioneiro no Brasil em implantar a cultura da mediação de conflitos na rede pública de educação, Petrópolis sediou pela primeira vez um Encontro Temático” realizado pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima). Mediação, soluções de controvérsias, conciliação entre partes foram alguns dos tópicos abordados durante o evento, realizado em parceria com o Programa Petrópolis da Paz. O evento aconteceu nesta quinta-feira (11.07), no Palácio Sesc Quitandinha e contou com as palestras da presidente do Conima, Fernanda Levy, que abordou o tema Mediação na Administração Pública, e da Diretora de Mediação do Conima, Tânia Almeida, que apresentou o Projeto Mediação em Foco,além da debatedora Cláudia Clemente, da Comissão Executiva do Programa Petrópolis da Paz.

            As palestrantes ressaltaram a importância da Mediação em vários segmentos e principalmente o destaque do trabalho realizado na rede pública de Educação. O Petrópolis da Paz é referência e atua também com Mediação Comunitária, nos bairros e com Justiça Restaurativa com a primeira Câmara Pública de Mediação do país.

            “É uma alegria, uma honra estar em Petrópolis e trazer os temas que nós nos dedicamos há mais de 20 anos. Essa terra abençoada que já é atuante em mediação através do Petrópolis da Paz. O Conima é uma instituição nacional que reúne outras instituições que prestam serviços de mediação e arbitragem em meios privados e a prefeitura de Petrópolis já é nossa parceira”, destacou a presidente do Conima, Fernanda Levy.

            A diretora de Mediação do Conima Tânia Almeida, destacou que a ampliação da pratica da mediação é muito importante para o município. “Para o Conima a importância é capilarizar este tema, e Petrópolis é um grande polo e certamente vai agregar muito ampliando o tema da mediação”, disse.

“A mediação e conciliação é algo crescente nos meios jurídicos. É uma alternativa inovadora de grande importância para o resultado dos casos. É um processo que cria uma relação direta com as partes envolvidas diferente do processo judicial que é mais frio. As pessoas precisam de mais olho no olho e de compreender umas às outras. É muito bom saber que o poder público já possui um programa de mediação”, contou a estudante do curso de Direito, Lídia Gomes Gonçalves.

            A Coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho ressaltou que o município sediar o Encontro Temático é mais um fator que consolida o trabalho do Programa que atua de forma diversificada. “ Estamos recebendo hoje ícones da mediação nacional. Nossa cidade que possuí um programa pioneiro está a cada dia ampliando mais a inclusão e paz social em toda a rede municipal e se tornando referência para muitos lugares”, frisou.

            Estiveram presentes no evento o Procurador Geral Sebastião Médici; o Controlador Geral Fábio Ferreira; secretária de Assistência Social Denise Quintella e a secretária de Segurança Ordem Pública, Carina Bronzo.



Edição anterior (1707):
domingo, 14 de julho de 2019
Ed. 1707:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1707): domingo, 14 de julho de 2019

Ed.1707:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior