Edição anterior (1668):
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Ed. 1668:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1668): quarta-feira, 05 de junho de 2019

Ed.1668:

Compartilhe:

Voltar:


  Mobilidade

Plano de mobilidade é apresentado em reunião do Comcidade 

Conselheiros elegeram primeira secretária do Comcidade

Conselho planejará organização de câmaras temáticas na próxima reunião


 Com mais de 180 projetos que propõem soluções para melhorar o fluxo de veículos nos cinco distritos da cidade, o Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob – foi apresentado aos integrantes do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) em reunião ordinária realizada na noite de segunda-feira (03.06), na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta. O projeto contempla 25 obras de infraestrutura viária; sete voltadas à segurança viária; 12 em fiscalização; 33 para sistema de transporte público de passageiros; 10 no transporte de cargas; oito adequações e/ou implementação de legislações, entre outras propostas. O PlanMob foi apresentado pelo diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, que após a explanação dos dados, esclareceu dúvidas dos conselheiros.

“Ter um plano de mobilidade que identificar problemas e aponta soluções é uma questão fundamental quando se pensa o desenvolvimento de uma cidade para daqui a 10, 20 anos. Daí a importância de se trazermos o PlanMob para ser discutido dentro do Conselho. E é fundamental que os conselheiros tenham conhecimento sobre este trabalho que vem sendo feito pelo município”, destacou o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica do município, Dalmir Caetano.

“Tivemos hoje uma apresentação sucinta sobre o plano de mobilidade, que é um documento extenso e com muitas informações importantes. Entendo que todos os conselheiros devem se aprofundar mais neste tema, que deve ser mais esmiuçado dentro das câmaras temáticas, sob os aspectos que envolvem cada uma delas”, pontuou o presidente do Comcidade, Lédio Alencar Ferreira.

Para agilizar os trabalhos do Conselho, foi definido que acontecerão em um único dia as reuniões das seis câmaras temáticas, que têm função de contribuir com subsídios e assessoramento técnico sobre assuntos discutidos no Comcidade.  Os comitês técnicos são voltados aos seguintes temas: Desenvolvimento Institucional, planejamento, sistema orçamentário de gestão democrática; Desenvolvimento econômico: turismo, comércio, indústria, serviços e tecnologia; Meio Ambiente e Saneamento Ambiental; Habitação, Patrimônio Histórico e Gestão do solo urbano; Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação; Infraestrutura, mobilidade e Transporte Urbano.

“Conseguimos junto ao Cefet a disponibilização de seis salas e assim conseguiremos que as seis reuniões aconteçam simultaneamente. A intenção com isso é conseguirmos agilizar as discussões sobre cada área específica e desta forma conseguiremos dar mais agilidade ao trabalho do Comcidade”, completa.

Com a aprovação dos membros do Conselho, foi definido que a reunião das câmaras temáticas acontecerá no dia 6 de julho, das 8h às 14h. A organização sobre os trabalhos das câmaras temáticas será tema da próxima reunião do Comcidade, no dia 1º de julho.

Ainda na reunião de segunda-feira (03.06) conselheiros elegeram a secretária do Fórum Serrano de Cultura, Diana Iliescu como primeira secretária, a quem cabe assessorar o presidente do Comcidade.



Edição anterior (1668):
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Ed. 1668:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1668): quarta-feira, 05 de junho de 2019

Ed.1668:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior