Edição anterior (1466):
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ed. 1466:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1466): quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Ed.1466:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Relatório sobre a avaliação e monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação será encaminhado para o COMED

 

Após dois dias de avaliação das notas técnicas elaboradas sobre as 20 metas do Plano Municipal de Educação, a equipe organizadora da VI Conferência Municipal de Educação vai enviar a conclusão dos trabalhos para o Conselho Municipal de Educação - COMED. Participaram do evento, que terminou nessa quarta-feira (14.11), aproximadamente 200 pessoas, entre professores, diretores e representantes de pais de alunos. A Conferência ocorreu no Salão Nobre da UCP.

“Agradeço a participação popular nesse evento democrático tão importante para todas as redes de ensino da nossa cidade. O Plano é um norteador para o município como um todo e formalizar o que já foi realizado e os desafios para que as metas sejam efetivamente cumpridas é de extrema importância para a elaboração das ações educacionais no município”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Das 76 notas técnicas elaboradas e submetidas ao voto dos delegados eleitos na Pré-conferência, 67 foram aprovadas e apenas nove reprovadas. O Conselho Municipal de Educação formalizará a entrega do relatório final da Conferência para a Câmara Municipal.

“O relatório final será o norteador para a indicação da mudança da lei que criou o PME e que será encaminhado ao legislativo. A equipe técnica da Secretaria de Educação vai continuar monitorando o cumprimento das estratégias para o cumprimento das metas. Agradeço o empenho de todos envolvidos e as equipes escolares que fizeram questão de participar dessa conferência, tão importante para a rede municipal de ensino”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Andreza Chaves é professora da rede municipal de Educação e participou dos estudos sobre o Plano Municipal de Educação. Na Conferência ela fez questão de inscrever como representante de pais de alunos. “Tenho um filho e uma neta que estudam na rede municipal de Educação. Eu acredito na educação pública de qualidade e por isso fiz questão de acompanhar todo o trabalho de monitoramento e avaliação das metas do Plano. O encontro foi muito importante porque tivemos a oportunidade de conhecer os desafios da educação como um todo”, disse.

Simone Malheiros, integrante da equipe técnica da Secretaria de Educação, ressaltou que o monitoramento sobre o Plano começou em 2016. “Desde então todo o trabalho é supervisionado pelo Ministério da Educação. Com a conferência o município dá um passo à frente e mostra que está atento ao cumprimento das metas estabelecidas no plano e analisando periodicamente as estratégias elaboradas para tal”, contou.

          Sobre o Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação foi instituído pela Lei 7.334 de 23 de julho de 2015. Em 2017, a partir da publicação da Lei Municipal nº 7.619 foi estabelecido, no artigo 4º, que as metas no plano devem ser discutidas a cada três anos.

As 20 metas estabelecidas no Plano devem garantir a educação de qualidade, assegurar o acesso a universalização do ensino obrigatório e a ampliação de oportunidades educacionais, além da redução das desigualdades e a valorização dos profissionais da educação. As metas também relatam previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento da gestão democrática da educação.



Edição anterior (1466):
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ed. 1466:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1466): quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Ed.1466:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior