Edição anterior (2256):
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
Ed. 2256:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2256): quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Ed.2256:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Por que é tão urgente e necessário doar sangue?

 

 

Banco de Sangue Santa Teresa explica como os componentes são utilizados e alerta para o risco de faltar sangue para casos emergenciais

A baixa movimentação de doadores continua sendo a triste realidade nos Bancos de Sangue neste início de 2021, que desde o ano passado vem sofrendo com os impactos da pandemia em todo o país.

Nesse período há ainda uma piora, pois muitos entram em férias e viajam, ao passo que, justamente por haver mais movimento nas estradas ocorrem mais acidentes e situações emergenciais em que aumenta a demanda por bolsas de sangue em todos os hospitais. Sem contar os casos graves de internações por Covid-19, em que a maioria dos pacientes necessita de transfusões de sangue.

O Banco de Sangue Santa Teresa está operando com apenas 35% da sua capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%. "Assim como as pessoas saem de casa com cuidado para suas rotinas diárias, precisamos urgente que elas incluam em suas atividades o ato solidário de doar sangue", alerta Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

Ele explica que cada doação passa por um processo de separação dos componentes sanguíneos que são destinados a tipos específicos de tratamentos dos pacientes. "Uma doação se transforma em até quatro componentes: plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado", informa Vinícius.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa necessidade, as plaquetas retiradas de uma doação têm validade de até 5 dias e conseguem atender um paciente de até 10kg de massa corporal. Portanto, para pacientes adultos são necessários em torno de 7 a 8 doadores em média.

"Nossos estoques estão em estado crítico, impactando diretamente no atendimento dos mais diversos tratamentos, como pacientes com câncer que transfundem muita plaqueta, já nas cirurgias de grande porte como transplantes ou cardíacas, os pacientes transfundem muitas hemácias, por exemplo. Precisamos receber em torno de 100 doações diárias para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos", conclui Vinícius.

Doação de sangue e a Covid-19

Mesmo que doar sangue seja um ato seguro, muitas pessoas ainda têm medo de fazê-la por achar que vão contrair Covid-19.

E para essas pessoas que ainda podem ter esse receio, aqui vai uma ótima notícia: o Banco de Sangue Santa Teresa acaba de conquistar o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus, o que reforça o nível de qualidade e excelência no atendimento aos clientes, doadores e pacientes.


O Certificado garante que a unidade segue todos os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação da Covid-19, assegurando que todos os ambientes estão adequados para receber o público sem risco eminente de contágio.


Novo endereço, com mais conforto e segurança


Recentemente o Banco de Sangue Santa Teresa mudou de endereço e passou a atender na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado da rodoviária do Bingen, a apenas 10 minutos antigo endereço, com uma estrutura bem mais ampla, em um ambiente extra hospitalar, exclusivo para doadores.


A população de Petrópolis está convidada a conhecer o novo e aconchegante espaço, que já está em pleno funcionamento. "Todos são bem-vindos, uma oportunidade de também fazer o seu gesto solidário de doar sangue, neste período de baixa em nossos estoques", conclui Vinícius Pereira.


Serviço:


Banco de Sangue Santa Teresa


Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen


Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355


Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados.


Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

 



Edição anterior (2256):
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
Ed. 2256:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2256): quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Ed.2256:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior