Edição anterior (1616):
domingo, 14 de abril de 2019
Ed. 1616:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1616): domingo, 14 de abril de 2019

Ed.1616:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prédio dos Correios segue abandonado

Espaço, que completa 97 anos em 2019, sofre com a falta de manutenção

João Vitor Brum - joaovitor@diariodepetropolis.com.br


 A paisagem petropolitana é marcada por seu vasto patrimônio histórico e natural, e um fato que vem chamando atenção, há alguns anos, é o abandono do primeiro. Grande parte das casas e prédios localizados no Centro Histórico e arredores são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que devem fiscalizar a manutenção dos mesmos. Um dos casos mais emblemáticos quando se trata de abandono é o prédio dos Correios, localizado na Rua do Imperador.

A porta principal do imponente prédio, com acesso à Rua do Imperador, completou um ano fechada neste mês, após os Correios informarem que iniciariam uma intervenção no local. Desde então, a entrada para carros, na Rua Epitácio Pessoa, também é usada por pedestres, que não têm acesso ao salão principal.

Mesmo com o anúncio, até o momento, as únicas mudanças que podem ser percebidas ali são negativas, pelo menos no exterior. Paredes descascadas e pichadas, mato crescendo ao redor de janelas, balaústres quebrados, grades caídas, janelas quebradas e calçada com buracos são os principais problemas.

O prédio, no coração do Centro Histórico, completou 96 anos em novembro, sem motivos para comemorar. Ao passar poucos minutos próximo ao local, pode-se notar que o estado de conservação chama a atenção de pessoas que passam por ali.

Os Correios foram questionados sobre o assunto, mas não obtivemos resposta sobre as intervenções a serem realizadas no local até o fechamento desta edição. O Inepac, responsável pelo tombamento do prédio e fiscalização de seu estado de conservação, também foi indagado, mas, outra vez, não respondeu sobre o assunto.

Em novembro, entretanto, os Correios informaram que os detalhes sobre a reforma estrutural ainda estão em definição, e, por isso, não há datas definidas para início e término da mesma. Ainda segundo a instituição, será realizada divulgação quando o cronograma com as datas e demais informações forem definidos, além de garantir que a agência voltará a funcionar no local original.



Edição anterior (1616):
domingo, 14 de abril de 2019
Ed. 1616:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1616): domingo, 14 de abril de 2019

Ed.1616:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior