Edição anterior (2087):
terça-feira, 28 de julho de 2020
Ed. 2087:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2087): terça-feira, 28 de julho de 2020

Ed.2087:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Prefeito Bernardo Rossi acompanha equipes que combatem incêndio florestal em Araras

 

Incêndio foi criminoso e homem já foi preso pela Polícia Civil

Nesta terça-feira (28/07) o prefeito Bernardo Rossi acompanhou o trabalho das equipes que combatem um incêndio florestal de grandes proporções em Araras. A força tarefa, comandada pelo Corpo de Bombeiros, conta com 72 homens, 19 viaturas e uma aeronave.    O responsável pela queimada foi identificado e preso ontem por policiais civis da 106ª DP de Itaipava.

"Agradeço o empenho e a dedicação do Corpo de Bombeiros, em especial, do comandante do 15º GBM, Gil Kempers, neste momento de crise. Hoje pela manhã, determinei o apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil nesta força tarefa. Amanhã, mais 10 homens da prefeitura estarão disponíveis para ajudar neste trabalho de combate ao fogo, dando todo o suporte necessário aos bombeiros", garantiu o prefeito Bernardo Rossi.

As equipes estão divididas entre as áreas do Cobiçado, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, da Reserva de Biológica de Araras e do Vale das Videiras. A aeronave do Corpo de Bombeiros é usada para deixar os homens na área de mata e fazer o lançamento de água em pontos estratégicos da região. Por terra, as viaturas seguem trilhas para efetuar o combate.

“Eram cinco anos sem um incêndio dessa proporção na Rebio-Araras. As chamas começaram na beira da estrada, em uma zona de amortecimento, chegando até a área da reserva”, explica a chefe da Reserva de Biológica de Araras, Isabela Bernardes. “Ontem eram 10 mil metros quadrados de área queimada, a nossa estimativa é que nesse número suba para 15 mil metros hoje”, conta o comandante do 15º GBM.

De acordo com os militares, nos últimos dois meses, foram registrados 120 incêndios florestais em Petrópolis. No ano passado, entre abril e setembro, foram 196 casos. “Segundo nossas estatísticas, 98% das queimadas na cidade são causadas pelo homem, ou seja, são situações que podem e devem ser evitadas”, disse Gil Kempers.

Além do Corpo de Bombeiros, participam da operação equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Guarda Civil, através do Grupamento de Proteção Ambiental, INEA, ICMBio e IBAMA.



Edição anterior (2087):
terça-feira, 28 de julho de 2020
Ed. 2087:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2087): terça-feira, 28 de julho de 2020

Ed.2087:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior