Edição anterior (2096):
quinta-feira, 06 de agosto de 2020
Ed. 2096:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2096): quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Ed.2096:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Prefeito Bernardo Rossi acompanha equipes que combatem incêndio florestal no Bonfim

Nesta quarta-feira (05/08) o prefeito Bernardo Rossi acompanhou o trabalho da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Guarda Civil no apoio ao Corpo de Bombeiros em um incêndio florestal de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Bonfim. O fogo já consumiu mais de 200 mil metros quadrados (20 campos de futebol) e chegou até o morro do Açu. A força tarefa conta com 70 homens, 16 viaturas e uma aeronave, além de equipes do INEA (Rebio Araras e RVS Serra da Estrela), ICMBio e IBAMA.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a queimada teria sido provocada pela queda de um balão. O incêndio começou ontem (04) na região do Chapadão, próximo ao local conhecido como "Graças a Deus”, em direção ao "Ajax". Outro foco já atinge o morro do Açú. Mais de 25 campos de futebol já foram consumidos pelas chamas desde então. No local, o prefeito Bernardo Rossi ressaltou a importância do Plano Inverno municipal, criado em 2017.

"Agradeço o empenho e a dedicação do Corpo de Bombeiros, em especial, do comandante do 15º GBM, Gil Kempers. São muitos casos de queimadas nos últimos dias e os militares estão um trabalho de excelência na nossa cidade. Determinei o apoio de homens da Defesa Civil e da Guarda em mais esse combate, seguindo os protocolos do Plano Inverno municipal, criado pela nossa gestão", afirmou o prefeito Bernardo Rossi, destacando a presença também do INEA (Rebio Araras e RVS Serra da Estrela), ICMBio e IBAMA.

"As equipes estão trabalhando de maneira muito integrada. Antes, cada um cuidava da sua área, e com o plano, os órgãos pensam na cidade como um todo. É um ganho enorme para o município", garante o comandante do 15º GBM, Gil Kempers. “É um incêndio difícil de ser combatido. Só conseguimos colocar as equipes nos locais com o apoio da aeronave. A logística é muito complicada", disse. O comandante pediu ainda que as pessoas não soltem balões ou façam fogueiras.

Plano Inverno municipal foi colocado em prática também na semana passada

Na semana passada, incêndios destruíram 750 hectares - o que corresponde a área de 750 campos de futebol - de mata em unidades de conservação da cidade. Houve combate a focos na Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras), e em dois pontos do Parnaso (morro do Cobiçado e nas proximidades da Pedra do Elefante). Uma força tarefa foi montada para o combate, que em três dias mobilizou 100 homens, 19 viaturas, dois drones e uma aeronave.

 



Edição anterior (2096):
quinta-feira, 06 de agosto de 2020
Ed. 2096:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2096): quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Ed.2096:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior