Edição anterior (1761):
sexta-feira, 06 de setembro de 2019
Ed. 1761:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1761): sexta-feira, 06 de setembro de 2019

Ed.1761:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeito Bernardo Rossi inaugura sede do CREAS para oferecer mais estrutura ao atendimento a pessoas em risco social

Unidade conta com profissionais especializados para o cuidado de pessoas em risco social

Os 80 jovens acompanhados pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) agora contam com nova sede. Inaugurado pelo prefeito Bernardo Rossi nesta quinta-feira (05.09), o espaço vai possibilitar a ampliação dos serviços oferecidos para o cuidado e acompanhamento de pessoas em risco social. A inauguração foi marcada pela homenagem à psicóloga Renata Straub dos Santos, que faleceu em julho e foi escolhida para dar nome à unidade. A profissional marcou sua atuação pela Secretaria de Assistência Social através trabalho voltado para o cuidado da população em vulnerabilidade.

O CREAS somou nos primeiros seis meses do ano 655 atendimentos que são gerados por demandas espontâneas da população, através de denúncias feitas na própria unidade ou pelo Disque 100 e por casos que são encaminhados pela Vara da Infância, Juventude e Idoso. “Estamos aqui inaugurando mais essa unidade que presta um serviço essencial para a população em risco social. Petrópolis está tendo importantes avanços em todas as áreas e tenho um cuidado especial para a área de Assistência Social”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, acompanhado pelo vice-prefeito Baninho.

Durante a inauguração a família da profissional que deu nome à unidade, se emocionou com a homenagem, que perpetuou a trabalho feito pela psicóloga voltado para o serviço social na cidade. “Para mim e para todos da família esse presente foi uma grande surpresa. Estamos muito felizes e emocionados com essa linda homenagem”, ressaltou o pai da psicóloga, Amilton Alves dos Santos.

A unidade atende jovens encaminhados pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso que precisam cumprir medidas socioeducativas em meio aberto. São casos de jovens que cometeram infrações e são indicados à liberdade assistida e prestação de serviços comunitários durante o tempo que for determinado judicialmente. Atualmente cerca de 70 jovens são acompanhados pelo Creas, onde participam de grupos de trabalhos semanais ou quinzenais para a discussão de temas diversos. No suporte a famílias e indivíduos em situação de risco social, o CREAS desenvolve um trabalho para o cuidado de casos onde são identificadas violações de direitos.

“Recebemos pessoas em vulnerabilidade social, de média e alta complexidade, nós gerimos a medida socioeducativa em meio aberto, acompanhamos pessoas com negligência, abandono, maus-tratos, qualquer tipo de violação de direitos, idosos, deficientes, crianças. Temos um trabalho bem especial e bem específico aqui”, destaca a coordenadora do CREAS, Lavínia Barreto.

Com a nova unidade, a expectativa é ampliar os atendimentos oferecidos na unidade. Atualmente o serviço conta com a unidade do Centro e a previsão é de que outra seja instalada para o suporte nos distritos. “O CREAS já funcionava nessa mesma rua, em lugar menor e o serviço cresceu muito. Esse local é mais adequado para atender o número de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O CREAS também cuida dos idosos, recebe as denúncias do Disque 100 e das pessoas que vêm diretamente aqui para o CREAS.  A equipe faz a visita domiciliar, e diagnostica situações de risco.  Todo o nosso trabalho é em parceria com a Vara da Infância, Juventude e Idoso e a promotoria”, explica a secretária.

            Também participaram do evento de inauguração o secretário-chefe de Gabinete Renan Campos; secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen; assessor especial de governo, Rodrigo Bueno; e os vereados Hingo Hammes, Jamil Sabrá e Márcio Arruda.



Edição anterior (1761):
sexta-feira, 06 de setembro de 2019
Ed. 1761:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1761): sexta-feira, 06 de setembro de 2019

Ed.1761:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior