Edição anterior (1639):
terça-feira, 07 de maio de 2019
Ed. 1639:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1639): terça-feira, 07 de maio de 2019

Ed.1639:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeito participa de encontro com presidente do Inea na Águas do Imperador

Nova diretoria do Instituto veio conhecer o sistema de gestão da concessionária de água e esgoto

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou a visita do presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Cláudio Barcelos Dutra, à sede da Águas do Imperador nesta segunda-feira (06.05). O encontro serviu para a nova diretoria do Inea – que assumiu em janeiro deste ano – conhecer os investimentos já realizados pela empresa em Petrópolis e os futuros. A concessionária também apresentou o Centro de Controle Operacional (CCO), onde ocorre a gestão em tempo real dos mananciais, tratamentos de água e esgoto, distribuição e abastecimento, níveis dos reservatórios, acionamento e desligamento de bombas de todo o sistema.

“É importante a integração da prefeitura com o governo do Estado, acompanhando e fiscalizando o trabalho realizado pela concessionária.Petrópolis é a 2ª cidade no estado do Rio de Janeiro e a 27ª no Brasil com melhores índices de saneamento. Com mais investimento, a expectativa é que os resultados sejam ainda melhores”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que participou do encontro ao lado do vice-prefeito Baninho.

Em 2018, a cidade ganhou 20,2 km em extensão ou substituição de rede de água e 5,6 km de rede de esgoto, um investimento de cerca de R$ 15 milhões em 23 bairros. Neste ano, o planejamento prevê a expansão de 15 km de rede de água e 5 km de rede de esgoto e um investimento de investimento de R$ 17,4 milhões por parte da concessionária. Também foi apresentado o projeto de ampliação das ETES (Estação de Tratamento de Esgoto).

Segundo a Águas do Imperador, cerca de 61,8 milhões de litros de água são tratados diariamente e distribuídos para população. O presidente do Inea destacou os resultados obtidos no município nos últimos anos, elogiando os resultados do trabalho realizado pela empresa. “O sistema de gestão da concessionária é bastante interessante, reunindo informações que são importantes para a empresa e também para o poder público. A visita foi bastante proveitosa e esperamos trabalhar, cada vez mais, de forma integrada”, comentou Cláudio.

Por meio das telas do Centro de Controle Operacional (CCO), o superintendente da empresa, Márcio Salles, mostrou como é feita a gestão em tempo real dos mananciais, tratamentos de água e esgoto, distribuição e abastecimento, níveis dos reservatórios, acionamento e desligamento de bombas de todo o sistema. Todas as instalações são monitoradas por câmeras e o Centro de Controle utiliza os softwares SiGO (Controle da Qualidade) e EPANET (gestão do sistema de distribuição de água).

“Para nós é uma boa oportunidade de mostrar com transparência e exatidão os avanços em Petrópolis. Tivemos a chance de apresentar indicadores, projetos em andamento e futuros para garantir rios mais limpos, e universalização do saneamento no município. Sabemos que esse trabalho é fundamental e imprescindível para a saúde e bem-estar de toda a população”, comentou Marcio Salles.

 



Edição anterior (1639):
terça-feira, 07 de maio de 2019
Ed. 1639:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1639): terça-feira, 07 de maio de 2019

Ed.1639:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior