Edição anterior (1817):
sexta-feira, 01 de novembro de 2019
Ed. 1817:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1817): sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Ed.1817:

Compartilhe:

Voltar:


  Obras

Prefeito vistoria obras no Palácio de Cristal

 

         

 

   O prefeito Bernardo Rossi vistoriou, nesta quinta-feira (31), as obras de melhorias que estão sendo realizadas no Palácio de Cristal. O atrativo – que é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis – vai ganhar novos banheiros e iluminação nos jardins, além de acessibilidade. Com 2 milhões de visitantes por ano, principais equipamentos turísticos do município têm ganhado reforço na sua preservação graças à garantia de verbas federais que vêm através de emendas parlamentares. O Theatro D. Pedro também está em reforma e o Museu Casa de Santos Dumont já teve o projeto executivo licitado.

             “É a garantia de preservação do nosso rico patrimônio histórico. Estamos trabalhando pra recuperar, reformar e restaurar nossos principais equipamentos turísticos e culturais. É importante que a gente mantenha esses prédios históricos preservados, tanto pela história que carregam quanto por estarem entre os pontos mais visitados pelos turistas, que é um setor que move a nossa economia”, fria o prefeito Bernardo Rossi.

“E o Palácio de Cristal é, ainda, o principal palco da Bauernfest e local também de outras importantes festas, como o Natal Imperial, Serra Serata e Bunka-Sai”, completa. Só em 2018 foram 189 dias de eventos promovidos pela prefeitura e também pela iniciativa privada no local.

Pelo atrativo, que completou 135 anos em 2019, passam milhares de pessoas por mês, chegando a 450 mil durante a Bauernfest, por exemplo. As obras de melhorias vão custar R$ 1.144.768,83, com maior parte do recurso proveniente de emenda parlamentar. Operários da empresa responsável pelo serviço, a Ponta do Céu Urbanização Construções e Paisagismo, já trabalham na área dos banheiros, que ficará totalmente nova. Banheiros químicos foram instalados no local para atender os visitantes que passam pelo ponto turístico já que, mesmo durante as obras, o Palácio funciona normalmente.

“O Palácio é o equipamento turístico administrado pela prefeitura mais visitado da cidade. É muito importante que os petropolitanos e turistas cheguem e se sintam bem recebidos, em um ambiente estruturado para recebê-los. E essa reforma, tão esperada há anos, vai ajudar nisso. Temos trabalhado para divulgar Petrópolis e também para cuidar dos nossos atrativos”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Instalado na antiga Praça da Confluência, chamada pelos colonos alemães de Praça Koblenz, esse patrimônio do município, cuja estrutura pré moldada veio da França, inspirado no  Palácio de Cristal de Londres, completou 135 anos em fevereiro. Foi encomendado pelo Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, para receber exposições de flores, hortícolas e de pássaros.

Theatro D. Pedro também passa por reforma

            O canteiro de obras tanto do Palácio de Cristal quanto do Theatro D. Pedro – que também passa por reforma – começou a ser montado na última semana. Juntas, as duas obras vão custar mais de R$ 2,8 milhões, sendo a maior parte do recurso proveniente de emendas parlamentes.  No Theatro D. Pedro, a responsável pelo serviço é a Studio G. No projeto está prevista a revitalização da infraestrutura do prédio histórico, como a revisão das instalações elétricas, recuperação do sistema de ar condicionado, adequação para acessibilidade, conserto de infiltrações, entre outras melhorias. Além disso, a obra contempla a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.

 



Edição anterior (1817):
sexta-feira, 01 de novembro de 2019
Ed. 1817:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1817): sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Ed.1817:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior