Edição anterior (2370):
sexta-feira, 07 de maio de 2021
Ed. 2370:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2370): sexta-feira, 07 de maio de 2021

Ed.2370:

Compartilhe:

Voltar:


  VACINA

Prefeitura centraliza em dois postos de vacinação o atendimento de pessoas que não compareceram na data prevista para tomar a 2ª dose da Coronavac

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis está centralizando em dois postos de vacinação, na UCP da Rua Benjamin Constant (no Centro), e no Parque Municipal (em Itaipava), o atendimento de pessoas que não compareceram na data prevista para tomar a 2ª dose da Coronavac. A mudança será feita já a partir desta sexta-feira (7). A medida tem como objetivo garantir uma melhor organização do trabalho e reduzir as chances de perda do imunizante. O secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa, frisa que o município tem as doses garantidas para este público, não havendo qualquer possibilidade de falta do imunizante.
Chefe da Imunização da Secretaria de Saúde, Simone Sisnando explica que, seguindo o planejamento de vacinação do município, todos os que compareceram dentro do prazo previsto para receberem a segunda dose da Coronavac foram imunizados. Agora, o município trabalha para localizar e convocar aqueles que perderam este prazo. E, independentemente do local em Petrópolis onde a pessoa tomou a vacina, a orientação é que se dirija a um dos dois postos, em Itaipava ou no Centro.
“Esta mudança tem como objetivo apenas garantir que as doses destinadas à aplicação de segunda dose sejam efetivamente utilizadas para este fim. Como os frascos são multidoses, nossa preocupação é evitar sobras”, disse, lembrando que, após aberto, o imunizante obrigatoriamente precisa ser utilizado num prazo máximo de 8 horas. “Com isso, o risco de termos sobras, neste momento em que o número de aplicações de 2ª dose é bem menor, é grande. Isso poderia nos obrigar a utilizar lotes destinados à 2ª dose para aplicação de 1ª dose, para não perder o imunizante. E é exatamente o que não queremos”, detalhou Simone, frisando a importância de todos completarem o ciclo de imunização.
“Os que não compareceram na data prevista para receber a segunda dose da vacina Coronavac devem se dirigir ao posto de vacinação de Itaipava (no Parque Municipal) ou do Centro (na UCP) para que sejam vacinadas. Apenas assim será possível ter a eficácia prevista pelo fabricante”, lembrou. Não é preciso fazer o agendamento para tomar a 2ª dose.



Edição anterior (2370):
sexta-feira, 07 de maio de 2021
Ed. 2370:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2370): sexta-feira, 07 de maio de 2021

Ed.2370:

Compartilhe:

Voltar: