Edição anterior (2013):
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Ed. 2013:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2013): sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ed.2013:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeitura de Petrópolis esclarece dois óbitos divulgados incorretamente

A prefeitura de Petrópolis esclareceu os recentes fatos relativos às duas notificações de óbito realizadas na tarde desta quinta-feira (14/05) e disse que vai abrir sindicância para apuração dos fatos. Na ocasião foi comunicado o falecimento de dois pacientes, supostamente ligados à contaminação pelo Coronavírus, e que vinham sendo tratados em diferentes unidades de saúde do município.

A secretária da Saúde, Fabíola Heck, explicou que o fluxo de notificações da COVID-19 é o mesmo utilizado para a comunicação de todas as demais enfermidades que possuem notificação compulsória. A equipe da Vigilância Epidemiológica seguiu todos os trâmites habituais, mas, ainda assim, houve erro em ambos os casos na checagem final dos processos.

O primeiro caso é referente a um paciente de 44 anos, morador do bairro Quitandinha, que esteve internado no Hospital Santa Teresa, apresentou melhora em seu quadro clínico e recebeu alta médica em 08/05. Na mesma nota, comunicamos, por engano, o falecimento deste paciente no dia seguinte, em 09/05. Nossas equipes reconhecem seu erro e já deram início a um aprimoramento dos métodos de confirmação sobre as informações da COVID-19 na cidade para que falhas nos processos não voltem a ocorrer. Segundo a Secretaria de Saúde do município, houve, neste caso, um engano devido à falta da checagem de óbito, por meio de atestado.

O segundo caso trata de um paciente de 61 anos, morador do bairro Quarteirão Ingelheim, que esteve internado no Hospital Alcides Carneiro e faleceu dia 13/05 na mesma unidade. Segundo informações obtidas na manhã desta sexta-feira com a Vigilância Epidemiológica, houve um erro na transcrição e preenchimento dos dados e, desta forma, a informação de que o paciente teria falecido devido à infecção pela COVID-19 não procede. De acordo com as recentes informações, os exames relativos ao paciente ainda não foram recebidos pela epidemiologia.



Edição anterior (2013):
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Ed. 2013:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2013): sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ed.2013:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior