Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade
 

Prefeitura e Sesc juntos no Festival de Inverno

Pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno aconteceu nesta quinta-feira (18.07), no Palácio Quitandinha

Serão 750 horas de atividades em 10 dias, de 19 a 28 de julho

As ações do Festival Sesc de Inverno “extramuros”, como são chamadas as atrações nas praças, ruas e outros espaços públicos, estiveram entre os destaques do pré-lançamento do evento em Petrópolis, realizado nesta quinta-feira (18.07), no Palácio Quitandinha. O prefeito Bernardo Rossi e o presidente da Fecomercio/RJ, Antônio Florêncio Queiroz, acompanharam as apresentações sobre o que vem por aí nesses dez dias de festival, a partir desta sexta (19). Além das unidades do Sesc no Quitandinha e Nogueira, Petrópolis também terá atividades nas praças de Nogueira e da Liberdade, Palácio de Cristal e Parque Municipal, em Itaipava.

            O parque, aliás, recebe grandes shows, como o desta sexta-feira, com o grupo Titãs, a partir de 21h. No sábado e no domingo tem Anavitória, no mesmo horário, e Vanessa da Mata, às 20h, respectivamente.  As atrações estão entre os principais nomes apresentados no pré-lançamento. Para o prefeito, essa é uma parceria quem vem dando certo há anos.      

“Hoje fortalecemos ainda mais essa parceria, que é uma parceria muito importante. E quando a gente consegue ocupar o ano inteiro de agendas positivas voltadas para a cultura e o turismo a gente gera emprego e o Festival de Inverno é um evento que atrai muita gente. Estamos aqui hoje também pensando em outras atividades, como no Natal Imperial, como shows aqui no lago. E o turismo é isso, é lucrativo, gera emprego e Petrópolis tem muito o que oferecer”, frisa Bernardo Rossi.

            A parceria entre o poder público e o Sesc esteve entre os principais assuntos abordados no evento. “A prefeitura nos cria condições para que nós possamos ocupar esses espaços de uma forma ordeira, segura. O nosso papel é levar até a população as atividades que normalmente ela não teria condições de ter acesso. E como fazíamos internamente isso ficava muito limitado, agora que nos estamos abrindo ao público como um todo, você cria uma capacidade de conhecimento do nosso trabalho e novas culturas, esporte e lazer”, completa Queiroz.

            Alta temporada do turismo na Cidade Imperial – por causa do frio e das férias escolares, o Festival Sesc de Inverno é uma das “ferramentas” do município para atrair ainda mais visitantes. A expectativa é a de receber muitos turistas atraídos pela programação cultural, principalmente de cidades vizinhas.

“Isso dá maior movimentação pra cidade. É um investimento baixo para a prefeitura, nós cedemos os espaços e eles entram com toda programação, então são mais eventos pra população petropolitana e pros turistas também”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Este ano, o Festival Sesc de Inverno, que é considerado o maior festival multilinguagem do país, acontece também em Nova Friburgo, Teresópolis, Duas Barras e Três Rios. Serão 750 horas de atividades até o dia 28 de julho. O pré-lançamento também contou com a presença dos gerentes do Sesc Nogueira, Pedro Zanotta, e do Quitandinha, Anderson Bravo, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, entre outras autoridades.

            Programação extramuros

Além dos grandes shows, o Parque Municipal também vai receber cerca de 30 atrações neste primeiro fim de semana, com atividades iniciando a partir de 10h, a maioria gratuita. Haverá exibição do curta-metragem “Documentário Mesa Brasil”; apresentação de “O Circo a Céu Aberto”; recreação esportiva; “Baile da Cutia”; exposição “O som que vem do lixo”; contação de histórias; rodas de conversa; apresentação da Overdriver Duo; entre diversas outras.

No Palácio de Cristal, também com entrada gratuita, haverá shows nos dias 24: Jazzeando; 25: Samanta Dias; e D’Avilla Quinteto, sempre às 19h. Já na Praça da Liberdade, tem “Circo Viva”, nos dias 20 e 27, às 11h. Na Praça de Nogueira, tem literatura com “Os baloeiros, com ih, contei”; às 14h, e exibição “Mostra Infantil Teresopolitana”, às 19h, no dia 20; dança com “Estrela D’Avila”, às 11h, e teatro com “Se essa rua fosse minha”, às 14h; no dia 21. E “Circo Viva”, às 14h, no dia 28.

“O Festival é extremamente importante pra gente, eles trazem uma extensa programação cultural que atende os petropolitanos e turistas também. É uma parceria que vem dando certo”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

A programação completa do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis está disponível na internet, no link: https://www. festivalsescdeinverno.com.br/ programacao/petropolis/.



Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior