Edição anterior (1451):
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Ed. 1451:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1451): quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Ed.1451:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Prefeitura e UNIFESO fazem convênio para estágio de estudantes de medicina veterinária na cidade

Ideia é que os estudantes ajudam no trabalho de prevenção de doenças realizados no município

 

Um convênio entre a prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) pode trazer alunos do curso de medicina veterinária para cumprirem o estágio obrigatório em Petrópolis. A ideia é que os estudantes colaborem no mapeamento dos animais do município - em lares e em situação de abandono - assim como nas ações educacionais de orientação nas comunidades sobre maus tratos e a posse responsável, que são promovidas pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea). Outra atribuição importante para os universitários será a prevenção de algumas zoonoses, que são doenças infecciosas de animais que podem ser transmitidas para os seres humanos.

“É uma parceria importante, que vai contribuir com as ações de prevenção que são realizadas pela prefeitura. Desde o início da nossa gestão, estamos apoiando a causa animal em diversas frentes. Reativamos também o Serviço de Castração Gratuita em julho, promovendo mais de 900 castrações em Corrêas. Em parceria com o Estado, estamos oferecendo o serviço para outros seis locais do município. São ações que contribuem no controle da população de animais em nosso município”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

Em reunião realizada na noite de segunda-feira (29.10) na prefeitura, o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de medicina veterinária da UNIFESO, disse que o foco do convênio será a cooperação técnica, o que vai contribuir no desenvolvimento dos estudantes. Dados da instituição indicam que até 75% das doenças infecciosas existentes são de origem animal. A parceria tem o objetivo de levar os estudantes para as comunidades da cidade, com foco na prevenção aos casos.

"É uma parceria que também pode se estender para outras áreas da prefeitura. A ideia é que nossos alunos contribuam nas ações de orientação da prefeitura, prevenindo casos de maus tratos e ajudando os moradores com os animais domésticos. Para os estudantes, o estágio é uma forma de desenvolvimento, colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula", explica o professor André Vianna.   

A coordenadora de Bem-estar Animal, Elisabete Amorim, explica que os estagiários serão residentes em Petrópolis e que são do último ano do curso de medicina veterinária e podem atuar na ações educacionais e nas orientações que acontecem nas comunidades. A parceria com a UNIFESO vai contribuir no trabalho de prevenção realizado no município.

"Os ganhos são para todos, em prol de mais bem-estar humano e também animal. Os estudantes irão contribuir nas nossas ações educacionais, nas orientações nas comunidades sobre respeito e cuidados com os animais e prevenção de doenças. São inúmeros benefícios que resultarão da atuação dos estudantes dos últimos anos de medicina veterinária em Petrópolis", afirma Elisabete.

Participaram da reunião o vice-prefeito Baninho, a secretária de Saúde, Fabiola Heck, a coordenadora de Bem-estar Animal, Elisabete Amorim, o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Roberto Júnior, e o procurador Geral do município, Sebastião Médici.



Edição anterior (1451):
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Ed. 1451:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1451): quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Ed.1451:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior