Edição anterior (2052):
terça-feira, 23 de junho de 2020
Ed. 2052:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2052): terça-feira, 23 de junho de 2020

Ed.2052:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeitura inicia nova etapa de retomada da economia

Ontem, setores da recém criada “Linha Laranja” voltaram a funcionar; Prefeitura ainda não publicou regras específicas

Wellington Daniel

 

Começou ontem (22) uma nova fase da retomada gradual de comércios e serviços de Petrópolis. A Prefeitura liberou que 11 setores, da recém-criada Linha Laranja, reabrissem. O anúncio foi feito sábado a noite, pelas redes sociais e através de nota enviada a imprensa. De acordo com o município, o retorno só foi possível pela baixa ocupação dos leitos clínicos e de UTI por pacientes de covid-19.

Os setores que foram autorizados a reabrirem foram: serviços administrativos e secretarias de unidades particulares de ensino, bem como laboratórios de cursos técnicos e superiores; pet shops; aulas de tênis individuais; atendimentos presenciais de empresas de água, luz, internet, telefonia e gás.

Além destes citados, há também diversos relacionados ao comércio. São eles: lojas de utensílios domésticos, de produtos naturais, plantas e flores, brinquedos, variedades, bem como de departamentos e magazines. Restaurantes também poderão realizar atendimentos presenciais, sem self-service e com metade da capacidade, mas, neste caso, apenas a partir de quinta-feira (25).

O plano original de retomada, anunciado no dia 23 de maio, não previa a Linha Laranja. A Prefeitura ainda não divulgou também quais serão as regras sanitárias específicas para estes setores, que devem ser publicadas nos próximos dias, no Diário Oficial do município. A reportagem pediu ao município a listagem das normas, mas não obteve retorno.

Sem detalhar quais serão as regras, o prefeito Bernardo Rossi afirmou na nota divulgada sábado que serão “rígidas”. Também disse que as fiscalizações vão continuar.

- Todos os estabelecimentos desses novos setores que vão retomar as atividades devem seguir rígidos protocolos de atendimento e de higienização para garantir a segurança dos clientes. Vamos continuar com a fiscalização para garantir o cumprimento de todas essas medidas determinadas pela Secretaria de Saúde do nosso município – afirmou.

De modo geral, nas atividades liberadas até agora seguindo o cronograma do Plano, o município tem estipulado que os estabelecimentos evitem aglomerações e reforcem as higienizações pessoais e dos espaços. Também devem dar preferência a circulação de ar externo.

A lista destas regras, relacionadas às Linhas anteriores, ainda aponta que deve ser atendido um cliente por vez, por cada profissional e, em caso de excesso, deverá ser montada uma fila ao lado de fora do estabelecimento, respeitando o espaço de 1,5 metro. Além disso, colaboradores do grupo de risco devem ficar em teletrabalho ou em ambientes distantes ao atendimento direto ao público.

De acordo com o município, as atividades autorizadas neste sábado já poderiam ter sido permitidas no dia 15, de acordo com a Nota Técnica. Desta forma, o município disse ontem (22) que não considera que seja uma flexibilização de mais uma linha e, sim, de outras atividades que já estavam autorizadas a serem abertas. No entanto, o texto do anúncio de sábado diz que o “prefeito anunciou a flexibilização de mais setores”.

A Prefeitura ainda ressaltou que, desde o início da pandemia, tem trabalhado para salvar vidas e que todas as ações caminham neste sentido. Diz também que Petrópolis foi uma das primeiras cidades a adotar medidas para combater o novo coronavírus.

O município ainda lembrou que é feito um acompanhamento diário do número de casos e internações. Se os leitos ultrapassarem a taxa de 80% de ocupação, a Prefeitura poderá recuar na flexibilização. 

Retorno das atividades:

Datas previstas

Setores

01 de junho

Linha Branca: estacionamentos rotativos particulares; conserto de equipamentos elétricos e eletrônicos; concessionárias e agências de veículos; papelarias e lojas de suprimentos para escritório; óticas; consultórios médicos e odontológicos; lavanderias; restaurantes e lanchonetes às margens da BR-040; lojas de tecidos; armarinhos e artigos de costura; lojas de autopeças; chaveiros.

15 de junho

Linha Amarela: comércio ambulante; agências de publicidade; lojas de vestuários, acessórios, calçados e afins; comércio de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; imobiliárias; lojas de equipamentos de informática; escritórios de contabilidade advocacia e congêneres; joalherias e relojoarias; agências de turismo; studios de pilates, massagens e fisioterapia; salão de beleza e barbearia; estúdio de personal.

22 de junho

Linha Laranja: laboratórios de cursos técnicos e superiores; lojas de utensílios domésticos; lojas de produtos naturais; pet shops; lojas de plantas e flores; lojas de brinquedos; lojas de departamento e magazines; lojas de variedades; aulas de tênis individuais; serviços administrativos e secretaria de universidades, escolas particulares, cursos de idiomas e profissionalizantes; atendimento presencial de serviços de água, luz, internet, telefonia e gás.

25 de junho

Atendimento presencial de restaurantes, sem self-service e com metade da capacidade.

Em análise

Linha Amarela: estabelecimentos comerciais em geral; bares; shoppings; academias de ginástica; feiras de acessórios e vestimentas; serviços de hospedagem de forma plena.

Sem previsão

Linha Vermelha: circulação de veículos de transporte coletivo urbano intermunicipal e interestadual; atividades que envolvam aglomerações de pessoas; shows; salão de festas, casas de festas e congêneres; funcionamento de parques e áreas de lazer; locais de interesse turístico; cinema, teatro, boates e afins; aulas da rede pública e privada; clubes, escolinhas esportivas e áreas de lazer de condomínios.

 

Horários especiais

Atividade

Horário

Indústrias

Sugestão de 7h às 15h.

Bancos

Liberado pelo município para funcionar 24h.

Sugestão: de 8h às 14h.

Supermercados e farmácias

Liberado pelo município para funcionar 24h.

Sugestão: de 8h às 22h.

Rua Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências

De 10h às 16h.

Centro Histórico

De 13h às 19h.



Edição anterior (2052):
terça-feira, 23 de junho de 2020
Ed. 2052:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2052): terça-feira, 23 de junho de 2020

Ed.2052:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior