Cães participam de ações policiais, resgates e trabalho junto a pacientes oncológicos
Foto: Divulgação PMP
Priscila Torquato – especial para o Diário
O Diário Oficial publicado no dia 11 de novembro trouxe a publicação de uma lei que cria e norteia o funcionamento do Canil da Guarda Civil de Petrópolis. Sob a denominação de Grupamento de Operações com Cães, o destacamento será subordinado à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública.
“O Canil da Guarda Civil de Petrópolis tem como atribuição precípua prestar apoio operacional às ações dos demais grupamentos da Guarda Civil e poderá prestar apoio às demais forças de segurança pública, quando previamente solicitado”, diz trecho da lei.
Os animais atuam em apoio às operações do poder público e das forças de segurança do município, seja nas ações de fiscalização de posturas, detecção de material entorpecente e até mesmo no trabalho de cinoterapia, com pacientes oncológicos.
Com a lei fica garantido ao grupamento uma série de melhorias e ações para atuação dos animais junto à GCM. O texto traz diretrizes para o custeio da alimentação e cuidados médicos-veterinários dos animais, para as instalações do canil, da formação do efetivo canino e da administração do espaço destinado aos animais.
De acordo com a lei, a construção e implementação do Canil da GCM ficarão a cargo da Prefeitura.
Veja também: