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Primeira edição Urban Hacking é realizada em Petrópolis

Evento contou com ações de lazer, cultura e entretenimento na Rua 16 de Março

 

A Rua 16 de Março foi escolhida pelo Sebrae para ser o palco da primeira edição Urban Hacking do Brasil nessa quinta-feira (15.03). A ação faz parte do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pelo Sebrae em agosto do ano passado, com o objetivo de oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança e sustentabilidade. Os comerciantes, petropolitanos e visitantes puderam prestigiar, ao longo do dia apresentações musicais, teatrais e degustação. A Prefeitura de Petrópolis disponibilizou wi-fi gratuito durante o evento.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e TurisPetro e da Setur, do Comtur, da TurisRio e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e parceria com o Projeto Rua 16. Mais de cem pessoas prestigiaram a abertura do evento que contou com a participação da banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada.

“Em nome do prefeito Bernardo Rossi, agradeço aos empresários por abraçarem as ideias que alavancam o turismo na nossa cidade, como Urban Hacking. Esse é mais um evento que mostra toda a potencialidade turística da Rua 16 de Março. Temos um calendário turístico muito interessante e o sucesso só é possível porque os empresários se empenham, junto com a prefeitura, para que tudo dê certo. Agradeço ao Sebrae por todo apoio e pelas iniciativas em prol da nossa cidade”, disse o vice-prefeito, Baninho.

“A Rua Dezesseis de Março foi escolhida porque possui uma circulação grande de pessoas. A programação eclética incentiva o fomento dos negócios de áreas como gastronomia, lazer e entretenimento, aumentando o movimento das lojas, aproximando os turistas da cidade e acontece em um importante momento para o município”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

O evento também contou com apresentações musicais, dança folclórica germânica com participação de casais da Associação de Grupos Folclóricos Alemães, performance teatral “ Império e o 16 de Março” e flash mob.

“Essa é uma ação do projeto Destinos Turísticos Inteligentes que tem como proposta organizar todas as informações sobre tudo o que a cidade tem a oferecer para os turistas. O sucesso do evento é resultado da integração de todos os parceiros envolvidos nessa iniciativa. Petrópolis foi a primeira cidade do paia a receber o projeto porque já possui empresários que em conjunto, buscam alternativas para aproximar ainda mais os visitantes. A ideia é a de replicar essas ações em outros espaço da cidade”, afirmou Claudia Pacheco, coordenadora Regional do Sebrae/RJ em Petrópolis.

A Turispetro ofereceu apoio através da presença de um recepcionista dos Centros de Informação Turística, que ficará até o dia 17 na Rua 16 de Março, atendendo os turistas e moradores e prestando informações sobre os atrativos da cidade.

“O evento foi um sucesso, pois foi pensado em cada detalhe, com muito carinho pela comissão que o desenvolveu. Essa é uma iniciativa dos empresários, mas que tem todo o apoio do poder público, por contribuir com o crescimento do turismo em nossa cidade e aproximar o morador do visitante. A Turispetro está sempre trabalhando para apoiar projetos como esse, que visam o fortalecimento e o incentivo ao turismo em Petrópolis”, destaca a diretora de turismo e eventos, Camila Thees.

Os visitantes também puderam prestigiar uma degustação gastronômica. Chefs petropolitanos prepararam o Arroz Tropeiro. A programação contou ainda com parabéns pelos 175 anos de Petrópolis e apresentação dos projetos Sociais de Petrópolis, AFIPE no Carangola e Morro das Cores (Projeto do Morro).

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Simões, o wi-fi será disponibilizado gratuitamente por todo o mês de março. “As pessoas fizeram o cadastro através de um link no Facebook do evento e tiveram acesso à internet. A iniciativa continuará durante o mês de março, para colaborar com a programação “Março na 16”, promovida pelos empresários da rua. Essa é mais uma ação que mostra o quanto Petrópolis está avançando no conceito de Cidade Inteligente. A ideia é que a internet seja disponibilizada em outros pontos comerciais da cidade”, explicou.

“Parabéns à Petrópolis por mais uma ação no foco do turismo. Estive em Petrópolis durante o Natal Imperial e fiquei encantado com a cidade e a receptividade das pessoas. Essa ação é maravilhosa”, contou Luís Garcia, representante da Secretaria Estadual de Turismo.

A empresária Célia D’Azevedo agradeceu o apoio dos demais empresários no evento. “As pessoas estão encantadas com a Rua 16 de março e isso é resultado do comprometimento dos empresários, setor público e apoio do Sebrae. Esperamos que outras ruas possam receber projetos como esse que mostram toda a potencialidade turística da nossa cidade”.

Também participaram do evento o secretário de Fazenda, Heitor Pereira; o coordenador de Planejamento e Ações Estratégicas, Roberto Rizzo; o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá e comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, além de representantes da Turispetro.



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