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  Acessibilidade

Procon atua e garante adaptação para deficientes em lojas de Petrópolis

            Loja acaba de disponibilizar aos clientes um elevador em uma de suas filiais no Centro, que conta com dois pisos. A medida foi implementada após o Procon Petrópolis notificar o estabelecimento para que realizasse as adaptações necessárias para garantir a mobilidade de todos os públicos na loja. O estabelecimento é o primeiro a concluir as obras após a determinação do órgão de defesa do consumidor. Outras duas lojas também estão realizando adaptações.

            A orientação do Procon a esse tipo de estabelecimento é, além de providenciar os elevadores, também garantir que a locomoção de pessoas com a mobilidade reduzida. Isso significa que, na prática, as lojas devem ter rampas em suas entradas e espaçamento entre seus corredores que sejam grandes o suficiente para a passagem com cadeiras de rodas, por exemplo.

            “O consumidor não pode ser diferenciado e se uma loja se propõe a vender algo ela deve garantir que qualquer pessoa tenha direito a se locomover no seu espaço, tendo acesso aos produtos ofertados. Estamos atuando para garantir isso. A implementação é um passo importante, mas esse é um trabalho constante e prevê, também, a mudança de cultura dos estabelecimentos”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

O Procon fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e a unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de mensagem da página do Facebook do Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número 98857-5837. O atendimento pelo site pode ser acessado pelo link http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/index.php/fale-conosco.



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