Edição anterior (1641):
quinta-feira, 09 de maio de 2019
Ed. 1641:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1641): quinta-feira, 09 de maio de 2019

Ed.1641:

Compartilhe:

Voltar:


  Cursos

Professores da rede municipal participam de curso de Educação para o Trânsito

Formação foi realizada por técnicos do Detran


            Servidores da rede municipal de Educação participaram nesta quarta-feira (08.05) de uma formação especial que abordou a importância da Educação no trânsito. A atividade, que integra o calendário de ações do Maio Amarelo, promovidas pela CPtrans, contou com a participação de servidores do Detran. Na ocasião também foi distribuído material educativo para as escolas participantes. O encontro, realizado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), foi voltado para professores que atuam no primeiro segmento (1º ao 5º ano do ensino fundamental) e educadores da educação Infantil das escolas da rede municipal.

            “Nosso foco é diminuir gradativamente o número de acidentes que ocorrem na cidade e estamos buscando, ainda na infância, o caminho para isso. Por isso é tão importante essa formação com os professores, porque eles ensinam as crianças, tornando-as multiplicadoras de conhecimento”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.           

Os servidores do Detran Patricia Santos Oliveira Babeta, Enza Taddei Hernandez e Artur Lopes de Oliveira foram os responsáveis pela ação.

 “Nosso objetivo foi o de sensibilizar os professores que a maneira mais simples de despertar a atenção das crianças é através do exemplo. As crianças aprendem e repassam as informações, criando um movimento do bem. Os professores podem ser nossos parceiros nessa empreitada, destacando a importância da segurança viária de forma lúdica, tornando os alunos multiplicadores de conhecimento. E quando eles aprendem eles mesmos corrigem os pais quando percebem que algo está errado”, explicou Patricia Santos, que é chefe do Centro de Apoio Pedagógico da Coordenadoria de Educação do Detran.

Segundo Enza Taddei, o foco das atividades diferenciadas indicadas que podem ser feitas com as crianças tem como intenção sensibilizar os pequenos: “Hoje registramos, anualmente, no país, 45 mil mortes no trânsito, mas esse número corresponde às mortes identificadas na hora do acidente, logo esse número pode ser muito maior. São mais de 300 mil pessoas com sequelas por causa de acidentes. É para chamar a atenção da comunidade que precisamos da parceria dos professores. Todos nós fazemos parte do trânsito. O Guarda também é pedestre, o ciclista é cidadão e o Detran trabalha com essa concepção. Somos todos responsáveis pela segurança”.

A secretária de Educação, Marcia Palma, agradeceu a ação promovida pela CPTrans. “Tenho certeza que todas as informações e dicas serão utilizadas nas escolas, durante a rotina escolar. A educação no trânsito é um tema trabalhado nas escolas e ter esse reforço nos ajudará na criação de atividades diferenciada. Agradeço a CPTrans e ao Detran pela disponibilidade”, disse.



Edição anterior (1641):
quinta-feira, 09 de maio de 2019
Ed. 1641:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1641): quinta-feira, 09 de maio de 2019

Ed.1641:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior