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  ENEM

Professores do curso de Psicologia do Unilasalle-RJ elencam estratégias cognitivas, emocionais e comportamentais para o dia do exame

 

 

Com o isolamento social proporcionado pela Covid-19, as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro, provas presenciais, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, provas digitais. O Enem é o processo avaliativo mais esperado por milhares de alunos em todo o país, tendo 5,8 milhões de inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O coordenador do curso de Psicologia do Unilasalle-RJ, Luis Antônio Campos, afirma que os estudantes que vão encarar o Enem convivem com situações e sentimentos já conhecidos, como pressão, autocobrança e cobrança de familiares, comparação com colegas de classe e o medo da reprovação. “Neste momento, é fundamental praticar algumas ações para não apenas manter o ritmo de estudos como também gerenciar o tempo e manter a saúde mental”, frisa.

Os professores do curso de Psicologia da Unilasalle elencaram 20 dicas para os candidatos conseguirem bons resultados nas provas do Enem, presenciais ou digitais. O coordenador Luis Antônio Campos reforça que, neste período de pandemia, os pertences são um prato cheio para o vírus, sendo necessário todo o cuidado no momento de realizar a prova, com o uso de máscara, álcool gel, e caneta sem compartilhamento, com itens trazidos de casa.

Dicas cognitivas:

  • Durante a prova, foque no momento presente. Direcione toda a sua atenção para as questões, não se perca em pensamentos sobre o que fez até aqui ou o que fará após a prova.
  • Você tem uma grande experiência na realização de provas, pois já fez muitas delas. Embora o ENEM seja um exame longo e cansativo, ele é uma prova como as demais, então não permita que pensamentos assustadores invadam a sua cabeça, coloque-os para fora. Tenha em mente que você se preparou para este momento.
  • A memória é uma função mental poderosa, use-a com sabedoria e ela lhe dará tudo o que você precisa no momento da prova. Visualize o seu professor explicando o conteúdo que está na questão. Tente refazer mentalmente as cenas de você estudando o assunto em casa ou com amigos. Isso lhe ajudará a trazer o conteúdo à consciência.
  • Mantenha uma disposição mental positiva durante toda a realização da prova. O cansaço e a ansiedade são traiçoeiros, mas você é mais forte do que eles: controle-os e expulse os pensamentos ruins de sua cabeça.
  • Utilize a estratégia da distração quando estiver se sentindo muito sobrecarregado em uma questão. Tire o foco de atenção e, em seguida, retorne à pergunta. Um breve momento de distração pode ser muito útil para clarear as ideias.

 

 

Dicas emocionais:

 

  • Aprenda um exercício de relaxamento respiratório e treine-o diariamente. No momento da prova, faça-o antes de começar e em vários momentos durante a realização do exame. Você conseguirá reduzir a ansiedade e aproveitar todo o seu potencial.
  • Evite qualquer coisa que possa aumentar o seu nível de ansiedade, como ir muito próximo do horário de fechamento dos portões ou consumir alimentos energéticos.
  • A ansiedade pode travar o funcionamento da sua memória, fazendo com que aconteça o famoso “branco” na hora da prova. Se acontecer, não se desespere: controle a ansiedade e a memória voltará a funcionar normalmente, pois está tudo lá.
  • Uma prova pode provocar emoções negativas em muitos de nós, então, nos momentos que antecedem o exame, faça coisas que lhe acalmem e deem prazer, como ouvir suaplaylistpreferida.
  • Sentir medo, ansiedade ou angústia é absolutamente humano. Essas emoções fazem parte de nosso funcionamento saudável, então não se assuste se perceber uma delas no momento da prova. Apenas tente colocá-las em segundo plano e não permita que aumentem, usando para isso a respiração e a distração. Se precisar, se levante, alongue, coma algo e se hidrate antes de voltar o foco para o que é mais relevante nesta hora: a realização tranquila e consciente da avaliação.

 

 

Dicas comportamentais:

 

  • Não tome ansiolíticos para o ENEM, exceto com recomendação médica.
  • Na véspera da prova, coma alimentos saudáveis e leves, faça atividades de lazer e durma cedo.
  • Encontrou os amigos no pátio nos minutos que antecedem a prova? Evite revisões de conteúdo ou estudos de última hora. Você já estudou tudo o que pôde e mais informações neste momento final podem lhe confundir.
  • Trace uma estratégia de resolução da avaliação. Faça uma leitura geral antes de iniciar, veja quanto tempo pode se deter em cada questão e comece por aquelas que mais exigem concentração, para aproveitar mais os momentos em que está descansado.  Você não perderá tempo fazendo isso, antes otimizará o seu tempo.
  • Não permita chegar à exaustão mental. Faça pausas para ir ao banheiro ou encher seu reservatório de água. Nesses momentos, realize um alongamento, respire profundamente e pense que está fazendo o melhor possível.
  • Está se deparando com uma questão muito difícil, que não consegue resolver? Não perca muito tempo com ela. Passe para as demais e deixa-a para o final, caso tenha tempo.
  • Ao se aproximar do final do exame, ainda existem questões sem resposta? Volte a elas com serenidade, tente excluir as opções que lhe parecem estar erradas e escolha aquela mais plausível.
  • Reserve a meia hora final da prova para o preenchimento do cartão de resposta, pois de nada adianta fazer uma prova maravilhosa se, pressionado pelo tempo, você marcar tudo errado no cartão.
  • Após a realização do exame, premie-se pela realização dele! Qual prêmio se dar?  Ahhhhh aí é com você! Faça algo que goste e que lhe deixe feliz.
  • Saiu o gabarito? Use os seus erros como fonte de aprendizado, analise o que o fez errar a questão. Isso incrementará seu aprendizado!

 

 

Serviço:

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói

@unilasallerj



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