Edição anterior (1640):
quarta-feira, 08 de maio de 2019
Ed. 1640:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1640): quarta-feira, 08 de maio de 2019

Ed.1640:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Profissionais comemoram Dia do Guia de Turismo em Petrópolis


             Com 2 milhões de visitantes por ano, Petrópolis já é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro. Mas além de ser bem recebido em hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos, um profissional é fundamental para que a cidade conquiste os turistas: o Guia de Turismo. E para comemorar o dia deles – 10 de maio – e também para marcar os 35 anos de fundação da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, um seminário reuniu cerca de 170 pessoas ligadas ao setor, não só de Petrópolis, como de diversas cidades do estado. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (06.05), na Cervejaria Bohemia.

            Com o tema "Petrópolis além do Império", o principal objetivo era mostrar que o município oferece uma infinidade de atividades além do patrimônio histórico-cultural do Centro, como atrativos nos distritos. Entre os palestrantes estavam, por exemplo, responsáveis pela La Grande Vallée, José Augusto Wanderley, em Itaipava, e do Museu do Artesanato, Cocco Barçante, na Coronel Veiga.

“Mostramos o que Petrópolis tem além do circuito histórico do Centro. Então tivemos vários palestrantes de diversos espaços pela cidade”, explica a presidente da Associação, Ana Beatriz de Oliveira, lembrando a importância do Guia de Turismo para o setor na cidade. “O guia orienta e organiza a visita do turista, ele vai informar onde estacionar, onde comprar o ingresso dos atrativos, os horários de funcionamento, etc. O tempo que o visitante fica na cidade pode ser melhor aproveitado. Além disso, os guias deixam as visitas mais interessantes, com informações histórico-culturais de cada lugar”, completa.

Petrópolis ocupa o topo do ranking do turismo nacional, com categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, e é uma das principais cidades indutoras do turismo no estado. O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, que também estava entre os palestrantes, falou sobre os diversos circuitos que o município oferece. “Além dos museus e atrativos do Centro Histórico, temos uma série de circuitos, como ecorural, de compras, religioso, cervejeiro, que temos destacado cada vez mais. Petrópolis é, por exemplo, Capital Estadual da Cerveja, e Capital Estadual dos Produtos Orgânicos”, frisa.

“E é muito importante que o turismo e a cultura caminhem sempre juntos, para que a cidade seja cada vez mais atrativa para o visitante. Que ele chegue e encontre uma cidade sempre em ‘movimento’, com opções para todos os gostos”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio, que também participou do evento.



Edição anterior (1640):
quarta-feira, 08 de maio de 2019
Ed. 1640:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1640): quarta-feira, 08 de maio de 2019

Ed.1640:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior