Edição anterior (1731):
quarta-feira, 07 de agosto de 2019
Ed. 1731:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1731): quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Ed.1731:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Profissionais da saúde provêm atividade para estímulo do aleitamento materno durante o Agosto Dourado

Palestras, abordagens e eventos incentivam mães a valorizarem a amamentação

 

            A sensibilização sobre a importância do aleitamento materno está sendo foco das atividades nas unidades de saúde. O Centro de Saúde intensifica as ações do Agosto Dourado desde o dia 1º, com orientações para as mães e gestantes. Nesta quarta-feira (07.08) será realizada palestra às 8h30, voltada para as mães e todos os acompanhantes, com alerta sobre necessidade da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança e complementar, até os dois anos de idade. A Secretaria de Saúde realiza ainda o Dia D, na próxima sexta-feira (09.08), com evento que vai mobilizar toda a população na Praça D. Pedro, das 9h às 15h.

            “A rede pública está engajada a esse tema. Amamentar também é uma prevenção para a saúde das nossas crianças”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

            Durante as palestras no Centro de Saúde pediatras, enfermeiras, fonoaudiólogas, psicólogas, dentistas e assistentes sociais dão orientações sobre a forma correta de amamentar, tiram dúvidas sobre os melhores métodos de oferecer o alimento ao bebê, fazem demonstrações e alertam sobre os cuidados com a saúde. “Estamos com nossas equipes multiprofissionais envolvidas com o tema que é de grande importância. A amamentação é a base para o crescimento saudável das crianças. Estamos trabalhando o assunto em todas as unidades”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

            A professora Taís de Paula da Silva, de 27 anos, era uma das mães agendadas para consulta da filha Luiza, de 11 meses, na manhã desta terça. “Amamentei por oito meses, esse é um laço muito grande que criamos com nossos filhos. Quem tem leite tem que amamentar. É muito importante para as crianças e para os pais também”, destaca a mãe. A balconista, Ingrid Sales Souto, de 22 anos conseguiu conciliar a amamentação com o trabalho. O pequeno Miguel, de sete meses, não deixou de mamar. “Foi uma ótima experiência, é uma ligação que temos. O trabalho não me atrapalhou em nada, consegui tirar as minhas horas de direito para amamentar. Foi tudo muito bem”, contou.

            A dona de casa, Thayane Regina Chaves, de 19 anos, enfrentou dificuldades no início, mas contou com ajuda de profissionais e hoje amamenta com regularidade. “No começo foi bem difícil, não estava sabendo como fazer, ele pegou no peito no terceiro dia de vida, mas agora está tranquilo. Ele pega a mama toda hora se deixar. É uma satisfação. Um vínculo muito forte entre mãe e filho”, ressalta a mãe de Henrique, que completa um mês de nascido.

            As ações de sensibilização para o aleitamento, intensificadas na primeira semana de agosto, serão estendidas para todo o mês. As orientações em consultas e abordagens no Centro de Saúde terão continuidade. “Essa já é uma rotina no nosso dia a dia, estamos aproveitando esse momento para intensificar as orientações”, conta a diretora do Centro de Saúde, Élida Marta dos Santos, reforçando que o foco é orientar as mães e todos os familiares, principalmente os pais. “Nós queremos envolver não só as mães como a família de modo geral.  Não só a mãe está envolvida, toda a família precisa apoiar. O pai, a avó e o avô precisam fazer a mamãe se sentir privilegiada e fortalecida para amamentar o bebê”, conta.

                Dia D abordará o tema com toda a população

            Na próxima sexta-feira (09.08), das 9h às 15h, profissionais das áreas técnicas da Secretaria de Saúde vão ocupar a Praça D. Pedro, para intensificar as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Serão realizadas oficinas com orientação para a manutenção da saúde bucal, nutrição, planejamento familiar e prevenção ao tabagismo. A ação será voltada para o cuidado da saúde e também abre espaço para a beleza, com corte de cabelo, manicure, massagem e higienização facial.



Edição anterior (1731):
quarta-feira, 07 de agosto de 2019
Ed. 1731:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1731): quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Ed.1731:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior