Edição anterior (1758):
terça-feira, 03 de setembro de 2019
Ed. 1758:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1758): terça-feira, 03 de setembro de 2019

Ed.1758:

Compartilhe:

Voltar:


  Ambiente

Projeto Inteligência ambiental termina em setembro  

A secretaria do Meio Ambiente criou um projeto com caminhada ecológica aberto para o público

Yasmim Grijó, especial para o diário

O projeto de caminhada pelas trilhas ecológicas de Petrópolis, criado pela Secretaria do Meio Ambiente, conta com 35 vagas para cada passeio. A entrada é gratuita e acontece no último de setembro. Este período é bastante frequentado pelos turistas, e, com isso, as trilhas são uma grande opção para quem quer aproveitar a cidade, conhecer caminhos diferentes e com segurança.

O coordenador de educação ambiental Anderson Maverick, explica que a questão de educação ambiental, precisa ser abordada de moda completa e complexa, e, para isso, criou um projeto que falasse do tema ‘’meio ambiente’’ para crianças, jovens e adultos. Do ponto de vista da educação, este projeto visa levar a história de Petrópolis, e sobre as características geográficas da cidade para as pessoas.

- O projeto inteligência ambiental tem por objetivo realmente sensibilizar o público sobre as questões do meio ambiente. E dentro desse contexto das trilhas, podemos falar também sobre o período mais indicado para a caminhada. As mudanças climáticas não estão acontecendo mais de forma natural, e, então, é preciso ter um cuidado maior ao realizar essas trilhas – explica.

Anderson fala que quando sobe à montanha, você está mais isolado da cidade, e se o clima modificar muito rápido, tem como prever melhor isso no inverno. No verão, como por exemplo, as idas nas cachoeiras são mais frequentes, e o horário é mais curto por segurança, tem uma hora certa de entrada e de saída. Já no inverno, você pode ficar de 3 a 8 horas na montanha, pois é algo mais previsto e seguro.

- Nosso projeto aborda questões sociais e de segurança para todo o público que queira participar. Estamos recebendo o auxílio também da Defesa Civil em todas as caminhadas. Essa iniciativa é bem legal principalmente para pessoas que não estão acostumadas a fazer trilhas, mostrando uma nova experiência.  Queremos apresentar mais um pouco da nossa cidade, lugares que muitas vezes não são vistos e desfrutados com sua beleza natural – disse.

A primeira atividade aconteceu no dia 26 de maio, e vem tendo muito sucesso. O último passeio será na pedra do Retiro (29 de Setembro). O projeto ecológico visa a importância de preservarmos a natureza e com percursos menos intensos, principalmente para quem está começando. Para preencher as vagas, é preciso entrar em contato pelo telefone 2233-8132.

 

.

 

 



Edição anterior (1758):
terça-feira, 03 de setembro de 2019
Ed. 1758:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1758): terça-feira, 03 de setembro de 2019

Ed.1758:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior