Edição anterior (1350):
domingo, 22 de julho de 2018
Ed. 1350:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1350): domingo, 22 de julho de 2018

Ed.1350:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Projeto visa estimular a leitura em crianças

Estudo aponta que 30% da população brasileira nunca comprou um livro

João Vitor Brum

 

Segundo o estudo “Retratos da leitura no Brasil”, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Os números, de 2016, são alarmantes e apontam para uma realidade assustadora: cada vez menos jovens se interessam por livros e pela leitura no geral, geralmente para utilizar as novas tecnologias.

 

O “Retratos da leitura no Brasil” apontou também que na faixa etária de 5 a 10 anos, cada criança lê uma média de 5,4 livros por ano. Em 2007, a marca era de 6,9 livros por leitor. Já entre os pré-adolescentes (de 11 a 13 anos), o índice caiu de 8,5 em 2007 para 6,9. A pesquisa revelou ainda que 75% da população brasileira nunca pisou em uma biblioteca.

Por isso, a livraria Nobel Petrópolis, presente no Centro e em Itaipava, criou três diferentes projetos visando estimular a leitura em crianças. O “Nobel na escola”, um dos projetos promovidos pela livraria, teve início há aproximadamente 16 anos, e apenas no primeiro semestre de 2018 levou uma feira de livros a 12 escolas da cidade. Até o fim do ano, 31 eventos do tipo serão realizados em parceria com a direção das instituições.

Os eventos acontecem de forma personalizada em cada escola, visando levar conteúdo acessível aos alunos e com demandas já apresentadas pelos docentes. Além disso, é avaliado se há algum trabalho de incentivo com os alunos de cada instituição, visando aliar a ideia às ações do projeto.

A feira acontece geralmente por um período de 2 a 3 dias, e os livros expostos são separados por faixa etária. Para facilitar o acesso aos livros, os alunos têm a liberdade de deixar produtos reservados e levam para casa um panfleto explicando o projeto e com informações sobre o livro reservado e seu valor, ajudando os pais a estarem por dentro do interesse de seus filhos.

Como retribuição à parceria, a livraria doa livros à biblioteca da escola, ajudando a enriquecer o acervo com conteúdo escolhido especialmente para a instituição. O valor das doações é, geralmente, correspondente a uma porcentagem das vendas durante a exposição.

A livraria possui duas sedes, uma no Centro e uma em Itaipava, e por isso atende a diferentes bairros da cidade com o projeto. Localidades como Pedro do Rio e Araras, que não possuem este tipo de estabelecimento em um raio próximo, recebem o projeto e as crianças possuem uma oportunidade de contato com a literatura.

Para uma das sócias da Nobel e criadora do projeto, Sandra Corrêa, o estímulo à leitura deve começar na infância. “Quanto mais velha a criança for quando tiver contato com livros, mais difícil será de se acostumar a ler e desenvolver amor pela literatura. Em muitas das visitas a escolas, temos contato com crianças que nunca foram a uma livraria, e ficam muito animadas em conhecer o mundo dos livros”, destacou Sandra.

Outra vertente no incentivo à leitura promovida pela livraria é a “Hora do Conto”. Contadoras de histórias são contratadas e apresentam diferentes narrativas às crianças. O evento é aberto ao público e acontece aos sábados. Na sede do Centro, tem início às 10h, e em Itaipava, às 15h. Além disso, visitas guiadas à livraria e bate-papo com autores são promovidos.

“Livros trazem conhecimento, ajudam na interpretação e a criança aprende a falar com embasamento, com mais propriedade. É importante consolidar o conhecimento, criar opinião crítica, e a melhor forma é desenvolver isso desde cedo, na primeira infância. A principal intenção é a criança aprender a ler por amor, por lazer, e não por obrigação. Estes projetos foram a forma que encontramos de trazer conhecimento, valores, de tentar ajudar no futuro da sociedade de alguma forma”, completa Sandra.

Escolas que desejam receber o projeto podem contatar a livraria por meio dos telefones (24) 2235-8014 (Centro) ou (24) 2222-6788 (Itaipava), pelo e-mail nobel.petropolis@uol.com.br, ou nas sedes da livraria, na Rua 16 de Março, 399, no Centro, ou na Estrada União e Indústria, 10.395 – Loja 2. 



Edição anterior (1350):
domingo, 22 de julho de 2018
Ed. 1350:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1350): domingo, 22 de julho de 2018

Ed.1350:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior