Edição anterior (1735):
domingo, 11 de agosto de 2019
Ed. 1735:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1735): domingo, 11 de agosto de 2019

Ed.1735:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Público movimenta o Bunka-Sai em sábado de céu azul em Petrópolis

 

 

O dia começou movimentado no Palácio de Cristal com o Bunka-Sai, neste sábado (09.). Petropolitanos e turistas aproveitaram a manhã de sol e tempo firme para curtirem as diversas atrações promovidas pela festa da cultura japonesa, que acontece desde quinta-feira (08.11) no atrativo. Pela manhã, o público pôde contar com judô; contação de história; oficinas; entre outras atividades, que continuam até o fim do dia e neste domingo (11), Dia dos Pais. A gastronomia também está entre os pontos altos do evento, com as delícias da comida japonesa.

A festa, que homenageia as tradições orientais, está em sua 11ª edição. “As pessoas estão aproveitando o dia, tanto petropolotanos, quanto turistas, para curtirem a festa, que, mais uma vez, está linda. Eventos como esse estão nos ajudando a movimentar a cidade e a economia. E os moradores da cidade entenderam isso e estão sendo anfitriões de mais esse importante evento no nosso município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Quem passou pelo evento aprovou. A dona de casa Vanda Guimarães, por exemplo, escolheu o Bunka-Sai para passear com a neta nesta sábado. “A festa está muito boa. Acho muito importante Petrópolis ter esse tipo de evento, porque a gente conhece outras culturas, isso é muito legal. Estou passando um dia muito agradável com a minha neta”, frisa ela.

No judô, durante todo o dia acontece o “2º Torneio Matheus Judoca Especial – Bunka-Sai 2019”, com atletas vindos de diversas cidades. O treinador Leonardo Lima trouxe sua equipe, a Leo Lima Judô, de Nova Iguaçu. “Estamos com 37 atletas, a maioria veio com a família. Viemos com um ônibus e três carros. Muita gente veio por causa do local, como é uma festa, as pessoas se animaram a vir. O espaço aqui ficou muito bom”, explica.

            O público da festa também aproveitou o horário do almoço para experimentar as delícias da culinária japonesa, nas barracas espalhadas pelos jardins do Palácio. E também aprovaram o artesanato, que foi criado especialmente para o evento. “As pessoas estão comprando bastante. É a primeira vez que participo da festa e a expectativa é muito boa. Aqui no Palácio passam muitos turistas, então está sempre muito movimentado. Temos vários produtos nas cores do Japão ou com estampas japonesas, como lancheiras, por exemplo”, frisa a artesã Vanderlene Costa.

            Os produtos variam entre R$ 10 e R$ 160. Também são vendidos bonecos japoneses feitos em impressora 3D, chaveiros, mangas, histórias em quadrinhos, entre outros produtos.

            “A festa está incrível, com muitas famílias aproveitando e aprovando o evento. Temos opções pra todas as idades”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio. “O evento está lotado de turistas, isso fortalece a economia de quem está diretamente ligado a festa e também diversos setores, como a rede hoteleira, restaurantes, comércio”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Programação continua neste sábado

A programação continua na tarde deste sábado. Às 14h, o público vai poder aprender a escreveu o seu nome em japonês e, ao mesmo tempo, acontece a apresentação do Coral Cant'Vox e da Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil. Já entre 15h e 17h tem Oficina de Pipas Rokako; às 15h Cerimônia do chá; às 16h apresentação de Taiko, Torneio de Pokémon GO e contação de história; às 17h tem oficina para aprender sobre o kimono, vestimenta tradicional japonesa e oficina de mangá; às 18h apresentação de Taiko; às 19h apresentação de música popular japonesa; às 20h oficina de ábaco e Bon-Odori (dança folclórica); às 20h30 concurso de fotografia de cerejeiras; e ás 21h apresentação com Anna Hannickel.

Domingo, Dia dos Pais, com 20 atrações

As atrações começam a partir de 9h no domingo (11), com apresentação de judô; logo depois, às 10h, tem Kendô Kage-ryu (combate com espadas) e Undokai (gincana esportiva para crianças). Também às 10h tem apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis; seguido de Nihon no monogatari - (Contos infantis japoneses) às 10h30; Jiu Jitsu e Ninjutsu às 11h; Aikdo às 12h; Bon-Odori (dança folclórica) e oficina de origami às 13h; oficinas artísticas japonesas de 14h às 17h; Taiko às 14h; apresentação sobre como vestir kimono às 15h; cotação de história e Taiko às 16h; oficina de mangá às 17h; apresentação de cosplay de 17h às 19h; oficina de haicai (poema japonês) às 18h; e Bon-Odori encerrando a noite às 19h.



Edição anterior (1735):
domingo, 11 de agosto de 2019
Ed. 1735:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1735): domingo, 11 de agosto de 2019

Ed.1735:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior