Edição anterior (2195):
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Ed. 2195:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2195): sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ed.2195:

Compartilhe:

Voltar:


  Eleições
 

 

 

Quem são os candidatos a prefeito e vice-prefeito de  Petrópolis

 

Wellington Daniel

Neste domingo (15), é o primeiro turno das eleições municipais. Em Petrópolis, 13 candidatos disputam uma vaga para prefeito. No mesmo voto, os eleitores também escolherão um vice-prefeito. Na cidade, são mais de 240 mil cidadãos aptos para votar, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Desde o dia 27 de setembro, os candidatos começaram a realizar suas campanhas eleitorais e há pouco mais de um mês, as propagandas eleitorais gratuitas em rádio e TV (desde o dia 9 de outubro), que se encerrou ontem (12). Nelas, os candidatos apresentaram um pouco de si e de suas propostas.

Ao Diário, as assessorias dos 13 candidatos enviaram suas apresentações. Veja a seguir a relação em ordem alfabética, seguindo o candidato a prefeito. 

PETRÓPOLIS PARA TODOS

Prefeito: Alexandre Gurgel (Cidadania)

O candidato tem 52 anos e é mestre em Administração e doutorando em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento. Também se formou na Escola de Oficiais da Marinha Mercante e já atuou como professor, executivo e consultor de empresas, além de ocupar cargos de liderança em organizações públicas e iniciativa privada. Casado há 25 anos e pai de um filho, Gurgel também é autor de dois livros sobre gestão.

Vice-prefeito: Dr Jeferson Evangelista (Rede)

O candidato tem 56 anos e é formado em medicina. Já atuou como oficial médico do Exército, plantonista e na direção do Hospital Casa Providência, Instituto Geral de Assistência Social Evangélica e Hospital Nelson de Sá Earp e ainda como cirurgião na Fundação Municipal de Saúde de Petrópolis. Também trabalhou como perito legista na Polícia Civil e criminal federal e como professor universitário. Casado e pai de dois filhos. 

CUIDANDO DE PETRÓPOLIS COM RESPONSABILIDADE

Prefeito: Bernardo Rossi (PL)

O candidato concorre à reeleição e tem 40 anos e é formado em direito. Foi eleito vereador em dois mandatos, em 2004 e 2008, chegando à presidência da Câmara Municipal. Em 2010, se elegeu deputado estadual e foi reeleito em 2014. Na Assembleia Legislativa (Alerj), presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e atuou como vice-corregedor. Foi secretário estadual de habitação em 2015. Casado e pais de dois filhos.

Vice-prefeito: Baninho (DEM)

O candidato tem 61 anos e tem como nome completo Albano Batista Filho. Foi eleito vereador por três vezes e também diretor da Secretaria Municipal de Habitação de Petrópolis. Neste período, aprovou indicações relacionadas a construção de creches, escolas, unidades de saúde e obras. Além disso, é de sua autoria a lei que proíbe feiras de comerciantes de outras cidades. É casado e pai de duas filhas e concorre à reeleição. 

PETRÓPOLIS DIREITA, EM ORDEM E UNIDA

Prefeito: Coronel Vieira Neto (PRTB)

O candidato tem 55 anos e é coronel da Polícia Militar do Distrito Federal. Aos 18 anos, ingressou no curso de oficiais da reserva do 32º Batalhão de Infantaria Leve, onde serviu como tenente até 1988, quando passou em um concurso para a PM. Em 28 anos na capital federal, participou de duas missões da paz das Organizações das Nações Unidas. Após este período foi para a reserva e retornou a Petrópolis. É casado e tem um filho.

Vice-prefeito: Príncipe D. Pedro (PRTB)

O candidato tem 41 anos e é atleta profissional de mountain bike, além de empresário de atletas de alto rendimento. Nesta área, fundou a Federação de Mountain Bike do Estado do Rio de Janeiro, que também preside. É tetraneto de D. Pedro II e neto de D. Gastão. Trabalha na curadoria do Palácio Grão-Pará. Além disso, também dedica-se à restauração e composição de acervos históricos de Petrópolis e da Família Imperial. 

PODEMOS

Prefeito: Eduardo Silvério

Tem 59 anos e é empresário. Anteriormente, trabalhou na área contábil. Foi gestor na Secretaria de Administração de Petrópolis, de 2000 a 2004. Foi também gestor da procuradoria geral do município.  Trabalhou ainda na secretaria de assistência social em épocas de enchentes e na primeira eleição do conselho tutelar da cidade. É conselheiro efetivo e segundo secretário do CRECI-RJ. Casado e pai de três filhos.

Vice-prefeito: Sargento Delrei

Gilberto Delrei Barbosa tem 52 anos e é sargento da Marinha do Brasil e presbítero da Igreja Metodista Wesleyana Central em Petrópolis. É casado a 22 anos, tem três filhas e três netos. Nascido e criado em Petrópolis. 

PSL

Prefeito: Elias Montes

O candidato tem 53 anos é formado em direito, também diplomado pela Escola Superior de Guerra em Políticas Estratégicas. Em 1998, passou em sexto lugar para um concurso da Polícia Rodoviária Federal, onde trabalhou até 2019, quando se aposentou. Na PRF, chefiou o departamento de Ensino e Delegacia e atuou no planejamento e coordenação de segurança de grandes eventos. Casado e pai de dois filhos.

Vice-prefeito: Ângela Santos

A candidata tem 62 anos e teve atuação na saúde do município. Chefiou a secretaria e a recepção do SMH por 10 anos. Já no setor público, foi auxiliar administrativa na Secretaria de Serviços Públicos (1977), Téc. Administrativa do Hospital Nelson de Sá Earp (1991). No Alcides Carneiro, foi auxiliar administrativa, chefe de emergência e diretora de apoio administrativo entre 1993 e 2005. 

RESGATANDO A GRANDEZA DE PETRÓPOLIS

Prefeito: Jamil Sabrá Neto (PSC)

O candidato tem 34 anos e é formado em administração de empresas, com especialização em finanças. Atualmente, é mestrando em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por nove anos em multinacional de logística, banco de investimento, consultoria estratégica e terceiro setor. Foi vereador por 32 meses, na legislatura entre 2017 e 2020. É pai de dois filhos.

Vice-prefeito: Paulinho PP (PSC)

Paulo Ramos Mattos tem 58 anos e empresário no ramo de publicidade há mais de 30 anos e produtor de orgânicos há mais de 15. Também é comerciante no Hortomercado de Itaipava, com foco na qualidade dos produtos oferecidos. Também participa do Sindicato Rural e da EMATER, responsável pela assistência técnica e extensão rural no Rio de Janeiro. É casado e pai de dois filhos. 

CONECTADOS POR PETRÓPOLIS

Prefeito: Marcos Novaes (PDT)

O candidato tem 55 anos e empresário. A assessoria o descreve como empreendedor nas áreas de comunicação e pesquisa. Mora em Petrópolis desde os seis anos de idade. A família veio de Itajaí (SC). Aos 16 anos, começou a trabalhar na iniciativa privada e atuou como fotógrafo. Foi presidente da COMDEP. Já concorreu a cargos de vereador, prefeito e deputado federal.

Vice-prefeito: Dra Vera Antoun (PV)

A candidata tem 64 anos e é médica. Possui especialização em psiquiatria, acupuntura e ayurverda, uma medicina tradicional indiana, holística e naturalista. Trabalha em uma clínica especializada em dependência química e psiquiatria clínica. É secretária do partido Verde para a defesa de direitos humanos e diversidade. Defende projetos com foco em sustentabilidade. 

Republicanos

Prefeito: Matheus Quintal

O candidato tem 33 anos e é formado em comunicação social, especialista em gestão pública e acadêmico de direito. Filho de pastores evangélicos, veio para Petrópolis com três anos de idade. Foi diretor administrativo da Prefeitura, chefe de escritório nos Ministérios da Cultura e Cidadania.  No primeiro, foi responsável pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e neste último, na Região Sudeste.

Vice-prefeito: Débora Moravia

A candidata tem 33 anos e é professora. Formada em pedagogia, com pós em psicopedagogia. Foi eleita Conselheira Tutelar dos Distritos em 2012, onde trabalhou por dois mandatos consecutivos. A assessoria diz que, neste momento, ingressou na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. É casada e nascida em Petrópolis. 

PETRÓPOLIS PARA TODAS E TODOS

Prefeito: Professora Lívia Miranda (PC do B)

A candidata tem 36 anos e é professora. Na rede municipal, trabalha há mais de 12 anos, com boa parte deste tempo dedicado a Sala de Recursos Multifuncionais. Também é formada em administração, especializada em segurança pública e mestranda em educação. Participa de coletivos e movimentos sociais em defesa das minorias, como mulheres, negros e a população LGBTQIA+.

Vice-prefeito: Luciana Baur (PT)

A candidata tem 49 anos e é enfermeira e docente na área. Trabalhou em casa de família por 15 anos antes de começar na enfermagem. De acordo com a assessoria, este trabalho começou para que conseguisse cursar a faculdade. É mãe de dois filhos, dentre eles, uma especial. 

PSD

Prefeito: Professor Leandro Azevedo

O candidato tem 43 anos e é professor formado em Educação Física e pós-graduado com MBA em gestão pública, gestão escolar e gestão esportiva. Foi eleito vereador em 2016. É sargento temporário do Exército e líder comunitário. Dentre os projetos sociais, criou o “Alcançar”, para crianças e adolescentes. Foi professor por 15 anos em um colégio de Araras e de uma universidade. É funcionário licenciado do Sistema Firjan.

Vice-prefeito: Paulinho da Corpo e Água

O candidato tem 49 anos e é empresário, bacharel em administração. Veio para cidade na década de 90, quando concluiu o curso de educação física. É professor e foi o responsável pela implementação da academia Corpo & Água em Petrópolis. A metodologia no esporte é pautada nos valores éticos e morais. 

PSOL

Prefeito: Professor Zé Luiz

O candidato tem 57 anos e é graduado e licenciado em História, mestre em ciências sociais e graduando em psicologia. Já trabalhou no Grupo Globo, Banco Boavista e Sebrae. Por dois anos, também foi professor do TeleCurso 2000. De 1995 a 2002, lecionou no pré-vestibular social da Rocinha, além de atuação em outros projetos sociais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). É membro de um coletivo de educação.

Vice-prefeito: Vinícius Mayo

O candidato tem 37 anos e é mestre em sociologia e antropologia. Atualmente é professor do Colégio Pedro II Foi professor da rede e também já lecionou em colégios privados, acumulando uma experiência de 12 anos na sala de aula. É autor de cinco livros didáticos. Foi candidato a prefeito em 2016. 

AVANTE

Prefeito: Ramon Mello

O candidato tem 36 anos e é advogado. Aos 12 anos, trabalhou como vendedor na feira de Piabetá. Também já trabalhou no comércio da Rua do Imperador e como atendente no Hospital Alcides Carneiro, além de locutor em um mercado de Corrêas. Após aprovação em concurso municipal, foi inspetor escolar. Após a formação em direito, foi assessor jurídico do deputado estadual Luiz Paulo. É casado.

Vice-prefeito: Valdemar Vasconcelos

O candidato tem 66 anos e é empresário e aposentado. É natural de Duque de Caxias e solteiro. Trabalhou em diversas áreas na administração de negócios próprios. Entrou para a política neste ano, para concorrer a vaga de vice-prefeito. 

UNIDOS POR PETRÓPOLIS – TRABALHO, EXPERIÊNCIA E ESPERANÇA

Prefeito: Rubens Bomtempo (PSB)

O candidato tem 58 anos e é médico. Já foi vereador e prefeito por três mandatos, eleito em 2000, 2004 e 2012. Até o início da campanha eleitoral deste ano, atuou como diretor técnico e plantonista do Hospital Unimed. Nesta unidade, foi responsável pela implementação do protocolo de atendimento a pacientes com covid-19. Também já foi diretor do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. É casado e pai de dois filhos.

Vice-prefeito: Paulo Mustrangi (Solidariedade)

O candidato tem 60 anos e é bacharel em direito. Atualmente aposentado, é casado e morador do Itamarati. Já foi vereador, onde atuou como presidente da Câmara Municipal. Também atuou no legislativo estadual, como deputado. Em 2008, foi eleito prefeito de Petrópolis, ficando até 2012. Em 2015, criou uma empresa de massas artesanais no bairro onde reside e trabalha lá desde então com a família.



Edição anterior (2195):
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Ed. 2195:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2195): sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ed.2195:

Compartilhe:

Voltar:

Veja também:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior