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  INSS

Reabertura de agências do INSS é adiada

Atendimento remoto é prorrogado até 21 de agosto

Jaqueline Gomes

 

Previsto para a próxima segunda-feira (3), o retorno do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social foi adiado para o dia 24 de agosto, de acordo com a Portaria Conjunta n° 36 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada nesta quarta-feira (29/7). O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 21 de agosto e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

Em Petrópolis, todas as medidas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus já vinham sendo tomadas para que a agência reabrisse no dia 3 de agosto, e serão intensificadas para a próxima data prevista. De acordo com o gerente executivo do INSS na Região Serrana, Fernando Mascarenhas (foto), todos os funcionários estão sendo treinados para o atendimento com todos os critérios de segurança.

- Estamos nos preparando para a reabertura das agências respeitando todos os critérios de segurança. Os servidores em atendimento vão usar máscara, face shield (protetor facial), álcool em gel e luva. No caso dos peritos, além desses equipamentos, também vão utilizar gorro e capote (avental).  A unidade contará, na área interna, com barreiras acrílicas, número restrito de pessoas por vez e marcações nos bancos de espera para manter o distanciamento. Do lado de fora vamos demarcar no chão a distância entre as pessoas que estiverem aguardando para entrar – explicou o gerente.

Entre as regras para entrar na agência, o beneficiário deverá, obrigatoriamente, estar de máscara, usar álcool em gel, limpar os pés em tapete sanitizante e ter a temperatura aferida. Para quem não tiver, será disponibilizada máscara descartável.

- Os cuidados com a higiene serão rígidos na agência. Nosso pessoal da limpeza está sendo treinado para desinfetar os bancos a cada beneficiário que for atendido. O consultório onde for realizada perícia tem que ser totalmente higienizado após cada atendimento. Os espaços terão portas e janelas abertas e o ar-condicionado funcionará no modo de ventilação.  É um verdadeiro desafio de logística e gestão, pois os ambientes não foram projetados para uma pandemia, nem no INSS e nem em nenhuma empresa, essa é uma situação sem precedentes. Portanto, a reabertura depende de toda essa adaptação – afirma Fernando Mascarenhas.

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial.



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