Edição anterior (1641):
quinta-feira, 09 de maio de 2019
Ed. 1641:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1641): quinta-feira, 09 de maio de 2019

Ed.1641:

Compartilhe:

Voltar:


  Diário Comunidades

Rede municipal recebe projeto “OAB vai à escola”

As escolas da rede municipal já podem solicitar a visita do projeto “OAB vai à escola”, ação que prevê a realização de palestras sobre temas diversos para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa é resultado de uma parceria da 3ª Subseção OAB-Petrópolis com a Secretaria de Educação. A primeira palestra vai ocorrer nesta quinta-feira (09.05), às 10h, na EM Abelardo de Lamare, no Caxambu.

Segundo Marco Aurélio dos Santos Gomes de Araújo, advogado e presidente da Comissão "OAB vai à escola" da 3ª Subseção OAB-Petrópolis, o projeto foi criado em 2002 pela Seccional do Rio de Janeiro com a intenção de proporcionar noções de cidadania aos estudantes das escolas públicas e também das instituições particulares do Estado do Rio de Janeiro. O projeto tem três objetivos básicos: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo da pessoa para o exercício da cidadania e a qualificação da pessoa para o trabalho.

“A principal finalidade é levar às salas de aula as primeiras noções de cidadania. Percebemos que o Projeto OAB vai à escola pode ser mais abrangente porque parte dos jovens são carentes de informações, além daquelas que são oferecidas através da grade curricular. Assim, o projeto cresceu, pois vislumbramos a possibilidade de levar ao conhecimento dos alunos, além das noções de Cidadania, a possibilidade de falar sobre assuntos diversos”, explicou.

Entre os assuntos que poderão ser ministrados nas palestras estão: Direito das Famílias, Direito do Consumidor, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, gravidez na adolescência, o uso das drogas e os desdobramentos na justiça, violência doméstica, Lei Maria da Penha e a organização judiciária.

“A ideia é não falar só dos direitos das crianças e dos adolescentes, mas também as obrigações, dignidade da pessoa humana, as responsabilidades com propagação de vídeos pornográficos via aplicativos, crimes cibernéticos, e outros temas sempre atuais, e, também, para demonstrar a importância da advocacia para a sociedade”, conta o advogado.

As palestras terão duração de aproximadamente 1h30 e no final os alunos podem fazer perguntas para tirar dúvidas. O cronograma das palestras será enviado pelo Departamento de Projetos da Secretaria de Educação para a OAB. As escolas interessadas em receber a comissão, podem fazer a inscrição pelo telefone (24) 2246-8678.

“É uma ótima oportunidade para as escolas. Os alunos poderão tirar suas dúvidas e os advogados usarão linguagem de fácil entendimento para esse público. Agradeço o apoio da OAB e parabenizo pela iniciativa”, conta a secretária de Educação, Marcia Palma.



Edição anterior (1641):
quinta-feira, 09 de maio de 2019
Ed. 1641:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1641): quinta-feira, 09 de maio de 2019

Ed.1641:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior