Edição anterior (2013):
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Ed. 2013:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2013): sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ed.2013:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Reinaldo Paes Barreto
COLUNISTA

 

 

Uma santa luso-brasileira

13 de maio é mais do que uma data: é uma canção ... A 13 de maio, na Cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria... N. Sra. de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Mãe de Deus (*) e o seu nome “do meio” é Rosário - N. Sra. do Rosário de Fátima - porque a sua insistente mensagem aos três pastorinhos, em 1917 – Lúcia, Francisco e Jacinta – foi um  pedido de orações. Que rezassem(mos) pela humanidade. Se possível, todo o rosário. Ela previu sangue e conflitos e quem quiser fazer uma ilação política já tem um bom motivo: 5 meses depois explodiu a Revolução Comunista – ao longo dos seus anos de expansão, calcula-se 100 milhões de mortos.

E essas previsões vieram contidas nos três segredos que Ela confidenciou aos três meninos e só foram reveladas – e assim mesmo ao Vaticano – em 1940, pela mais velha, Lúcia (depois freira, carmelita descalça – 1907-2005), a única sobrevivente, porque os outros dois irmãos morreram no ano seguinte (1918).  O terceiro desses segredos, o de maior impacto, revelava que haveria um sério atentado contra um líder da Igreja Católica.


 Irmã Lúcia de Fátima

 
 atentado ao Papa

Em 1981 o então Papa João Paulo II sofreu uma tentativa de assassinato à mão armada. Dezenove anos depois, este mesmo Papa revelou o segundo segredo ao mundo, dizendo: “uma mão atirou contra mim e a outra (de Maria) fez desviar a bala”.

(*) N.Sra.de Fátima é a última aparição de Maria para os humanos: a primeira foi em Lourdes e a segunda nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo, donde N.Sra. Aparecida.

Ela é cultuada por mais de 270 milhões de fiéis que compõem a Comunidade de Povos de Língua Portuguesa e segundo D. Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, ela é uma embaixadora da lusofonia, na medida em que “fala” (falou com os pastorinhos) o nosso idioma. Mas este ano, o Santuário em Leiria, esteve vazio das cerca de 300 mil pessoa de todos os anos. Todos rezamos em casa.


  o Santuário de Fátima vazio

Aliás, uma curiosidade: também é imensa a sua legião de devotos no Brasil aonde a primeira Igreja inteiramente dedicada a ela foi construída em Brasília, em 1958, por D. Sarah Kubistcheck, em agradecimento à promessa feita pela cura de sua filha Márcia com severas dores de coluna. O projeto muito bonito do Oscar Niemayer (ateu convicto) se inspirou no chapéu das freiras! E, no Rio de Janeiro, temos o Santuário de N.Sra.de Fátima, com uma réplica da Capela das Aparições, no Recreio dos Bandeirantes. É o endereço de permanente peregrinação.


 a Igreja de N.Sra. de Fátima em Brasília

Contudo … Fátima não é só santidade: há outro tipo de devocão! O restaurante Tia Alice, nem por acaso, na Av. Irmã Lúcia de Jesus, 152,na estrade de Ourém.

Especialidades: Entradas: Morcela de arroz e Presunto Serrano ou Pata Negra.
Peixe: Arroz de peixe com robalo e tamboril; Açorda de camarão; Açorda de bacalhau; Bacalhau à Tia Alice; Bacalhau gratinado.
Carne: Chanfana; Vitela assada; Arroz à Transmontana; Arroz de pato do campo.
Doces: Gelado Tia Alice; Bolo de noz com cobertura de chocolate; Bolo do Convento; Bolo de chocolate com gelado de natas e Pudim de ovos.

Mas, e os vinhos?

Bom, de acordo com a Portaria n.º167/2005, essa é a região Demarcada Encostas d’ Aire , que contempla ainda as sub-regiões de Alcobaça e de Ourém, que produz os seguintes vinhos com Indicação Geográfica demarcada pelo INPI Portugal:

CASTAS BRANCAS
Alicante –
Arinto -
Bical
Boal - Cercial
Chardonnay
Diagalves
Fernão – Pires (Maria – Gomes)
Jampal
Malvasia – Fina
Rabo – de – Ovelha
Ratinho
Seara – Nova (*)
Tamarez
Trincadeira – Branca
Vital

CASTAS TINTAS
Alfrocheiro
Alicante – Bouschet
Amostrinha
Aragonez (Tinta - Roriz)
Baga- Bastardo
Cabernet – Sauvignon
Caladoc
Castelão (Periquita)
Tinta Miúda - Touriga Franca
Touriga Nacional - Trincadeira

Conselho final: depois de ir ao Santuário, vá almoçar à Tia Alice e provar os “mandamentos da terra”, para chegar aos pés da santa com proridade: um rico acervo de pecados veniais ...

Na volta, no Santuário ou já em outro sítio, ajoelhe-se e reze três Ave-Marias. Sendo santa, Ela vai lhe perdoar o pecado da gula – desta vez!.



Edição anterior (2013):
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Ed. 2013:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2013): sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ed.2013:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior