Edição anterior (2439):
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Ed. 2439:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2439): quinta-feira, 15 de julho de 2021

Ed.2439:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Rios de Petrópolis não foram desassoreados este ano

Inea não tem previsão de limpeza dos rios para 2021

 

Priscila Torquato – especial para o Diário

Há pelo menos sete meses que os rios de Petrópolis não são alvo do Programa Limpa Rio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Responsável pelo desassoreamento dos rios do Estado, o órgão ainda não elaborou nenhuma ação de retirada de sedimentos no município. Na cidade os rios Palatino, Quitandinha e Piabanha têm diversos pontos de alagamento.

Andando pela cidade é fácil perceber a quantidade de matéria depositada nos rios. Na altura do Obelisco, na Rua do Imperador, no centro da cidade, a equipe do Diário fotografou um banco de areia e a proliferação de plantas aquáticas.

Com um histórico de inundações provocadas pelo transbordamento dos rios que cortam diversos pontos da cidade, Petrópolis sofre com as chuvas fortes que causam transtornos e prejuízos aos moradores, principalmente durante o verão.

Segundo o site do Inea o “desassoreamento e limpeza de um curso d’água consiste na retirada de material acumulado no leito do curso d’água e às suas margens (manual ou mecânica) para melhoria das condições de escoamento, mantendo a regularidade da calha (taludes e fundo).” E justamente o Programa Limpa Rio visa evitar “que os rios transbordem durante os períodos de chuva forte, causando enchentes.”

Em 2020 o Inea atuou em Petrópolis, por meio do Limpa Rio, nos rios Piabanha e Quitandinha, com estimativa de mais de 40 mil metros cúbicos de resíduos retirados nos corpos hídricos. Mas não há nenhuma ação prevista para este ano.

Em resposta aos questionamentos do Diário, a prefeitura de Petrópolis informou que “está oficiando o órgão (Inea) a informar o cronograma dos novos projetos direcionados ao município, principalmente, o desassoreamento de rios.” A nota informa ainda que o último Limpa Rio na cidade aconteceu “no segundo semestre do ano passado e se estendeu pelas Ruas Dr. Paulo Hervê, Bingen e Padre Siqueira (atrás do Palácio de Cristal), sendo finalizado em dezembro.”

 



Edição anterior (2439):
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Ed. 2439:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2439): quinta-feira, 15 de julho de 2021

Ed.2439:

Compartilhe:

Voltar: