Edição anterior (1550):
quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019
Ed. 1550:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1550): quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Ed.1550:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral


Rota Cervejeira RJ faz reunião de planejamento e define ações para 2019

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (06/02) na CDL de Teresópolis


 Representantes das 24 cervejarias que integram hoje a Rota Cervejeira RJ participaram da reunião anual de planejamento das ações da ACCERJ-Tur (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro).  A reunião foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresópolis e teve como objetivo principal planejar as ações da ROTA para todo o ano de 2019. 

A Rota Cervejeira RJ, criada em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo comprometido pelas chuvas frequentes na região serrana do Rio de Janeiro, é pioneira na estruturação de beer tours e se tornou um case de sucesso para todo o país. Entre as ações discutidas para 2019 está a realização de eventos cervejeiros organizados pela própria Rota nas quatro cidades que hoje integram o roteiro turístico cervejeiro (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim).

Hoje participam da Rota Cervejeira RJ as cervejarias Bohemia, Grupo Petrópolis, Therezópolis, Brewpoint, Ranz, Born2Brew, Barão Bier, Dr. Duranz, Odin, Cazzera, Guapa, Imperatriz, Vila de Secretário, Pontal, Alpendorf, Tortuga, Madame Machado, Broers, Colarinho da Serra, Favre Baum, Soul Terê, Rota Imperial Mad Brew e Colonus oferecendo pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às micro cervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza.

A cervejaria Alter, de Petrópolis, apresentou seu projeto turístico-cervejeiro na reunião desta quarta-feira e deve ampliar ainda mais o número de cervejarias associadas à Rota Cervejeira RJ. 

" Essa reunião é a mais importante do ano, pois nela traçamos todo nosso planejamento para 2019. A participação das 24 cervejarias nesse processo mostra o comprometimento e a força do nosso grupo", comentou Ana Claudia Pampillon, coordenadora da Rota.

A ACCERJ-TUR tem parceria com várias agências de viagens, que colocaram em sua prateleira de circuitos nacionais a Rota Cervejeira RJ como destino que pode ser visitado em viagens de dois a três dias. Vale conferir as agências parceiras nas redes sociais da Rota ou fazer este tour com amigos e família de carro mesmo!  Antes, porém, consulte o site da Rota Cervejeira RJ ou das 23 cervejarias associadas para verificar horários de visita às fábricas!

AS CERVEJARIAS DA ROTA QUE JÁ FAZEM BEER TOUR

* Outras integrantes da Rota já estão organizando seus tours e estes poderão ser lançados neste primeiro semestre de 2019.

 

Cervejaria Bohemia (Petrópolis) – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.

São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa. Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br.

Grupo Petrópolis - (Petrópolis e Teresópolis) – O beer tour na fábrica em Itaipava é gratuito, oferecido de terça a sábado, e deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.

O passeio dura cerca de duas horas e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa.

A visitação na fábrica de Teresópolis é realizada da mesma forma. A fábrica fica na Serra do Capim, e assim como Petrópolis, o visitante tem a chance de conhecer o processo de fabricação de diversas marcas da Companhia, a sala de brassagem, e descobrir alguns segredos de uma bebida de excelência.

Mais informações: www.grupopetropolis.com.br .

Cervejaria BrewPoint (Petrópolis) – A BrewPoint abriga seis marcas: Duzé, Da Corte, Imperatriz, Rústika Serra Velha e Saideira. As marcas que estão na BrewPoint são figurinhas fáceis da feira Deguste, que acontece sempre no segundo sábado do mês, em Petrópolis.

A cervejaria fica na entrada de Petrópolis, a 500 metros da Pavelka e da Casa do Alemão, tradicionais pontos de parada de quem vem do Rio, e a 200 metros do Palácio Quitandinha. A BrewPoint também possui um bar no bairro do Quitandinha. Tanto fábrica, quanto bar podem ser visitados.Informações: http://cervejariabrewpoint.com.br

Cervejaria Odin (Petrópolis) - Localizada em Itaipava, distrito de Petrópolis, a Odin já organiza pequenos beer tours. A Cervejaria atualmente tem capacidade de produção de 40 mil litros/mês. A ideia é fazer uma seleção para abrir as portas também para cervejeiros ciganos. possui um bar de fábrica e participa da feira mensal Deguste, no centro de Petrópolis. Além disso, conta com 12 barris de carvalho de Brandy, Whisky e Bourbon, utilizados para maturação de cervejas especiais e que promove uma experiência sensorial realmente diferenciada.Contato pelo telefone: (21) 99637-7665

Detalhes sobre a “Experiência Odin” (Visitação):

Visitação de no mínimo de 10 pessoas

Duração de 40 min de tour e 50 min de degustação, totalizando 1h30

O tour consiste na explanação da origem da cervejaria, o local onde ela foi construída e rápida explicação sobre a construção da fábrica e sobre o processo de elaboração da cerveja. Após o tour seguimos para a loja/bar da fábrica onde é realizado a degustação e venda de souveniers

Custo por pessoa de R$30 com direito a degustação de todas as cervejas da Odin e um copo de acrílico de 500ml da Odin

Cervejaria Therezópolis (Teresópolis) – A Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais da marca Therezópolis é o destaque entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece. No local, os amantes da cerveja podem conhecer seus 6 diferentes rótulos, além de provar deliciosos pratos harmonizados com os múltiplos estilos da bebida.

Na Vila St Gallen, o visitante tem a oportunidade de se sentir em uma Vila inspirada na cidade de Sankt Gallen na Suíça com decoração, trajes e pratos típicos da região.

BEERTOUR - Quem visita a Vila St Gallen não fica preso apenas aos prazeres da degustação e harmonização de cervejas. Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história de uma das bebidas mais antigas do mundo, seus estilos e entender um pouco do seu processo de produção pode participar do "Bier Tour", com nosso Sommellier de Cervejas Therezópolis.

A duração do tour gira em torno de uma hora e meia e é permitido somente para maiores de 18 anos. Não é permitida a entrada de crianças de colo.

Valor por pessoa: R$ 70,00 Mais infromações pelo e-mail e-mail: atendimento@vilastgallen.com.br ou pelo tel. 21 2642 1575.

Ranz Bier (Nova Friburgo) – Situada em Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro da localidade. No local, também há uma loja da marca. Abre a fábrica para visitações pré-agendadas. Informações: www.ranzbier.com.br.

Born2Brew (Nova Friburgo) – A cerveja é produzida em uma cervejaria artesanal que funciona dentro do bar onde é vendida. ão cerca de 3 mil litros produzidos por mês e que já são enviados para bares do Rio de Janeiro. O empresário e dono da marca, Daniel Rocha, que há 10 anos produz a bebida, tem um cardápio com diferentes opções para todos os gostos. Além das tradicionais Pilsen, Red Lager, Red Ipa e Rye India Pale Lager (feita com centeio), o consumidor vai encontrar no local a Ipa Route (bar onde são vendidas) a Double Ipa com rapadura e Pumpkin Ale (cerveja de abóbora eleita pelo site MSN como uma das 15 mais exóticas do mundo).

Cervejaria Barão Bier (Nova Friburgo) - A cervejaria Barão Bier produz seis estilos de cervejas - American Blonde Ale, American Red Ale, Weizen, English Pale Ale e a India Pale Ale - e o chope de Laranja. O Bier Tour Sense promovido pela Barão Bier é uma experiência fantástica, na qual você poderá passar um momento único nas instalações da cervejaria com a oportunidade de conhecer parte da história de Nova Friburgo, o processo de fabricação da cerveja e ainda degustar todos os rótulos produzidos pela Barão Bier, com direito a música ao vivo e uma deliciosa fogueira. Se quiser saber mais é só ir no site da cervejaria: http://baraobier.com.br/

Cervejaria Alpendorf ( Nova Friburgo) - Localizada na Casa Suíça, complexo que mantém uma queijaria, uma chocolateria, um museu e um artesanato local, a cervejaria reforça a ideia da tradição de Nova Friburgo. A meta da cervejaria é levar para o público um produto equilibrado, inovador e que proporcione uma sensação sensorial única, quando experimentado. Já são seis rótulos Alpendorf, nos estilos Black Apa, Rouge Larger, Double American Portes, Americam Wheat IPA, Irish Red Ale e German Pilsner.

Os contatos para visitação podem ser feitos pelo telefone (22) 99243-0824 ou pelo e-mail gabrielthuler@gmail.com.

Cervejaria Soul Terê (Teresópolis) - A Soul Terê nasceu de três paixões (Cerveja, Esportes e Música), que serviram de inspiração para todos os seus rótulos. A cervejaria chegou para ajudar a movimentar o turismo e a cultura cervejeira na Região Serrana do Rio e começou a operar a fábrica em agosto de 2018. O Mondial de la Biere deste ano foi o grande debut no mercado do Rio de Janeiro, quando a cervejaria lançou cinco cervejas iniciais. O beer tour custa R$ 50,00 (por pessoa). Em breve, a cervejaria vai abrir aos finais de semana mas, por enquanto, as visitas precisam ser agendadas no e-mail contato@soultere.com.br

Cervejaria Pontal (Nova Friburgo) - A Cervejaria Pontal nasceu com o objetivo de ajudar os Cervejeiros Ciganos a desenvolver, profissionalizar e maximizar a produção de cerveja artesanal. Está preparada para fabricar cervejas para quem quiser! Conta hoje com os rótulos Pontal American Pale Lager (American pale lager); Eclipse Porter (English Porter); Charlie Goes Nuts (Brown Ale); Charlie Goes Nuts com Amburana (Wood Aged Beer); Pontal American Ipa (American Ipa); Pontal Brett Ipa (American Ipa); Cherry Storm (Fruit Beer); Pontal Brownie Wine (Barley Wine).

A cervejaria ainda não tem formatado um beer tour, mas uma vez por mês promove o "GrowlerDay" que tem atraído os amantes da boa cerveja. Esse mês será dia 24/11, e no mês que vem 22/12. Os interessados podem saber das datas sempre pelo instagram da cervejaria.

Mais informações: http://cervejariapontal.com.br

 



Edição anterior (1550):
quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019
Ed. 1550:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1550): quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Ed.1550:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior