Edição anterior (1853):
sábado, 07 de dezembro de 2019
Ed. 1853:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1853): sábado, 07 de dezembro de 2019

Ed.1853:

Compartilhe:

Voltar:


  Lei

Prefeito sanciona lei que inclui no calendário da cidade o Dia do Radioamador

A lei prevê a realização de solenidades, seminários e outros eventos alusivos ao grupo

 

A prevenção de desastres de origem natural é uma marca da atual gestão e segue avançando no município: o prefeito Bernardo Rossi sancionou a lei nº 7.887, incluindo no calendário oficial de eventos da cidade o Dia Municipal do Radioamador – 5 de novembro. A novidade prevê a realização de solenidades, seminários e outros eventos alusivos ao grupo, que atua em conjunto com a Defesa Civil nos casos de emergência e de resposta as ocorrências.

A atuação dos radioamadores em parceria com a Defesa Civil municipal é prevista na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Em Petrópolis, a Rede Operações de Emergência de Radioamadores (Roer) faz parte dos planos de contingência do município, participando ativamente do Plano Verão 2020 com o suporte em treinamentos e nos simulados. O projeto de lei sancionado é de autoria do vereador Marcelo da Silveira.

Atualmente, o grupo conta com 41 pessoas licenciadas para exercer a atividade. O grupo atua no momento em que todas as outras formas de comunicação param de funcionar, como ocorreu na cidade em 2011, no Vale do Cuiabá, e em 2013, na Vila São Joaquim, no Quitandinha. Fábio Hoelz, coordenador geral do grupo, agradeceu o prefeito pela atitude.

“Petrópolis passa a figurar em um seleto grupo de municípios brasileiros que tratam a nossa atividade como algo relevante para a sociedade. O prefeito Bernardo Rossi reconheceu a importância do radioamadorismo e estamos muito satisfeitos com isso”, disse Fábio. “Os radioamadores fazem parte das nossas ações de prevenção e seguimos avançando neste sentido”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

A Roer também ajudou a reativar o sistema integrado de comunicação da prefeitura, que funciona através de rádios transmissores e atende os setores de resposta do município.  “A comunicação é peça chave para uma resposta mais eficaz”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, lembrando ainda que a sede do grupo funciona em uma sala da Defesa Civil desde o ano passado.

“O trabalho integrado com os radioamadores é fundamental para a Defesa Civil no momento em que acontece uma grande tragédia. Desde o início da nossa gestão, o grupo participou de um treinamento simulado com a gente e ganhou uma sala dentro da Defesa Civil. Cada vez mais reforçamos a importância desse grupo para a nossa cidade”, completa o coronel Paulo Renato.



Edição anterior (1853):
sábado, 07 de dezembro de 2019
Ed. 1853:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1853): sábado, 07 de dezembro de 2019

Ed.1853:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior