Edição anterior (2082):
quinta-feira, 23 de julho de 2020
Ed. 2082:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2082): quinta-feira, 23 de julho de 2020

Ed.2082:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Saúde promove ações de testagem para Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, em Petrópolis 

Exames estão programados para os dias 28 e 30 deste mês. Nas duas ocasiões, também será oferecida aos pacientes a possibilidade de testagem rápida para Sífilis e HIV


 A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a partir de iniciativa e propostas brasileiras, em maio de 2012. Desde então, o Ministério da Saúde cumpre uma série de metas e ações de prevenção e controle para o combate à doença através de seu Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Desse modo, a Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C, de Petrópolis, entendendo a importância do diagnóstico oportuno das hepatites virais, em parceria com a Atenção Básica, tem incentivado as equipes de saúde da família e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) à ampliação da testagem rápida para esses e demais agravos de transmissão sexual, especialmente, neste período, bem como a divulgação de informações sobre o tema. Desta forma haverá mobilização para ampliação de testagem nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vila Felipe, Sargento Boening e Santíssima Trindade. Desde a última semana, a UBS Pedro do Rio tem ampliado os horários para a realização das referidas testagens.

Como parte da Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Área Técnica programou duas ações de incentivo à testagem para as Hepatites B e C. No dia 28/07, a equipe da Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C estará no Centro de Saúde do Itamarati para, em conjunto com os profissionais daquela unidade, realizar os testes rápidos para as Hepatites B e C. Existe a necessidade de agendamento para os exames. O mesmo acontecerá no Centro de Saúde do Centro da cidade, no dia 30/07, onde todos os pacientes que chegarem serão imediatamente atendidos sem a necessidade de marcação antecipada. Nas duas ocasiões, também será oferecida ao paciente a possibilidade de testagem rápida para sífilis e HIV.  Os dois eventos acontecerão das 09h às 15h30min. Por conta da pandemia, os interessados na testagem devem entrar em contato com as unidades para mais informações. Os telefones disponibilizados à população são o (24) 2237-3616 (Centro de Saúde) e (24) 2243-5432 (UBS Itamarati).

Além disso, desde o dia 15 de junho deste ano, a Área Técnica vem oferecendo a todos os pacientes HIV positivos que têm comparecido ao serviço para a realização de exames laboratoriais de rotina, a possibilidade de fazerem os testes rápidos para as Hepatites B e C. Deste modo, desde o dia 18/06 até hoje, foram realizados 72 testes rápidos para esses agravos em pacientes que lutam contra o vírus do HIV.



Edição anterior (2082):
quinta-feira, 23 de julho de 2020
Ed. 2082:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2082): quinta-feira, 23 de julho de 2020

Ed.2082:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior