Edição anterior (2083):
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Ed. 2083:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2083): sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ed.2083:

Compartilhe:

Voltar:


  Ambiente
 

Secretaria de Meio Ambiente lança campanha Nossa Montanha

Objetivo é despertar atenção da população para o não descarte de lixo nas trilhas ecológicas e pontos de visitação ecológica da cidade

Garrafas, plásticos, tampinhas e até embalagens de papel são alguns exemplos dos lixos que têm sido encontrados em trilhas e pontos de observação da natureza em Petrópolis. Mesmo com a pandemia, os visitantes voltaram a caminhar por locais já reconhecidos pela vista e facilidade de deslocamento, no entanto, a Secretaria de Meio Ambiente vem observando o aumento do descarte incorreto de materiais nesses locais e, também, a destruição de placas de sinalização. Por meio da campanha “Nossa Montanha”, o Meio Ambiente vai realizar a limpeza de áreas e colocar novas placas, mas, também vai pedir ajuda da população.

“Precisamos que as pessoas entendam a necessidade de manter esses locais limpos. Vamos fazer uma força tarefa para limpeza, colocar novas placas, mas, também pedimos que os visitantes colaborem, nos ajudem a preservar esses locais tão importantes para a nossa cidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Com apoio da Associação de Parapente de Petrópolis – APP, o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente vai fazer, inicialmente, duas ações de limpeza em dois finais de semana: o primeiro será realizado no dia 1º de agosto, no Parque São Vicente e o segundo, na rampa do Siméria, no dia 09 de agosto, sempre começando às 10h. A expectativa é de que vinte pessoas participem de cada ação: respeitando os protocolos de prevenção ao coronavirus, com o uso de máscara, luvas, distanciamento e álcool em gel. A Comdep também dará suporte a ação.

“Pedimos que as pessoas compartilhem essa campanha, colaborem com o poder público na divulgação dessa ação. Começaremos nas rampas, mas queremos que esse trabalho chegue nas trilhas e com a ajuda da população, a conscientização ganhará força. Temos obrigação de preservar esses locais tão bonitos e que são referência na visitação”, explica o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Fiorini.

O responsável pelo Departamento de Educação Ambiental e idealizador da campanha, Anderson Maverick, pede que os adoradores das atividades ao ar livre defendam a campanha. “Seria muito importante se outras pessoas, ao visitarem esses locais também nos ajudasse a fazer crescer essa corrente do bem, mostrando o recolhimento desses materiais para descarte correto, destacando a limpeza solidária em todos os pontos de turismo ecológico. Vale a pena publicar nas redes, fazer essa campanha crescer. O mutirão tem uma integração ao momento que estamos passando, pois, o rejeito humano pode contaminar toda área de lazer e ainda os que utilizam o local”, contou.

A conservação das placas também será destaque na campanha. “Queremos sensibilizar as pessoas. Vamos colocar novas placas em todas as trilhas. Já fizemos isso, mas vamos reforçar, porque algumas placas foram quebradas por visitantes”, acrescentou Maverick.

 



Edição anterior (2083):
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Ed. 2083:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2083): sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ed.2083:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior