Edição anterior (1710):
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Ed. 1710:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1710): quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ed.1710:

Compartilhe:

Voltar:


  Cursos
Senac RJ recebe inscrições para cursos de Gastronomia em Petrópolis

Novas turmas de Cozinheiro, Fabricação de Massas, Confeiteiro, Iniciação ao Vinho e à Enologia e Drinques à Base de Cerveja iniciam a partir deste mês

Senac RJ recebe inscrições para cursos de Gastronomia em Petrópolis: Cozinheiro, Fabricação de Massas, Confeiteiro, Iniciação ao Vinho e à Enologia Drinques à Base de Cerveja. As opções atendem tanto ao público que aprecia bebidas e culinária por hobby, quanto a quem procura profissionalização no setor. As novas turmas iniciam a partir de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2231-7001 ou pelo site www.rj.senac.br.

Com duração de 500 horas, o curso de Cozinheiro capacita o aluno a manipular ingredientes, executar receitas em diversas técnicas, montar e apresentar as produções culinárias, organizar e preparar o local de trabalho, entre outras competências.

Quem busca pela especialidade de massas artesanais, a habilitação em Fabricação de Massas oferece aprendizado no preparo do alimento fresco e em diferentes formatos: farfale, tagliatelle, spaghetti, canelone, além da confecção de molhos variados como béchamel, tomate, carbonara e gorgonzola. O aluno é orientado sobre o cozimento correto de massas e a realizar montagens recheadas ou em camadas. Após as 24 horas de aula, o profissional poderá trabalhar em restaurantes ou de modo autônomo, também sob encomenda.

Para quem quer atuar na elaboração de alimentos doces, há o curso de Confeiteiro, que ensina em 300 horas a criar bolos, biscoitos, caldas de sorvete, compotas, doces e recheios, aplicando as técnicas específicas de preparo e finalização. Ao final do curso o profissional poderá atuar como em restaurantes, padarias, confeitarias, hotéis, buffets ou até mesmo como autônomo.

No segmento de bebidas, apreciadores e estudantes têm a oportunidade de aprimorar o conhecimento com os cursos de Iniciação ao Vinho e à Enologia Drinques à Base de Cerveja. O primeiro aborda, ao longo de 18 horas, especialidades de uvas e suas características, processo produtivo, os princípios de harmonização, identificação de sabores e aromas, por meio de degustações de rótulos selecionados. Já o segundo, é destinado a garçons, bartenderes, além de interessados pela confecção de drinques. O curso de 16 horas abrange estilos de cerveja, manipulação de ingredientes, técnica para o preparo de drinques mexidos, batidos e montados.

Senac RJ

O Senac RJ atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Na área da Gastronomia, o Senac RJ oferece desde a formação de base até cursos de aperfeiçoamento alinhados com as tendências do setor.  Para isso, conta com aulas práticas em laboratórios com equipamentos profissionais. 

Serviço: 

Senac RJ

Unidade Petrópolis – Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro

Informações: (24) 2231-7001 ou pelo site www.rj.senac.br 

Iniciação ao vinho e à enologia

Início: 7 de agosto

Horário: quartas, das 18h30 às 21h30 

Cozinheiro

Início: 8 de agosto

Horário: quintas e sextas, das 8h às 12h 

Fabricação de massas

Início: 17 de agosto

Horário: sábados, das 9h às 13h 

Drinques à base de cerveja

Início: 19 de agosto

Horário: segundas, 18h às 22h 

Confeiteiro

Início: 8 de outubro

Horário: terças e quartas, das 13h às 17h

 



Edição anterior (1710):
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Ed. 1710:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1710): quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ed.1710:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior