Edição anterior (1321):
sábado, 23 de junho de 2018
Ed. 1321:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1321): sábado, 23 de junho de 2018

Ed.1321:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Sesc RJ e Senac RJ firmam parceria com Secretaria de Educação para levar ações sociais, educativas e culturais para 600 escolas da rede estadual do Rio

Expectativa é atender 250 mil alunos em 54 municípios do estado do Rio de Janeiro com atividades que complementem a formação dos estudantes fluminenses

Ascom - Alaor Filho

 

RIO DE JANEIRO – A partir do final do mês de junho, o Sesc RJ e o Senac RJ levam o melhor da sua programação e de seu portfólio para 600 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (21), às 15h, Wagner Victer, secretário de estado de educação (Seeduc), Luiz Gastão Bittencourt, interventor do Senac RJ e do Sesc RJ e o governador do estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando de Souza Pezão, assinaram termo de cooperação firmando parceria que poderá beneficiar até 250 mil alunos com atividades de recreação, prática esportiva, atendimentos gratuitos de saúde, ações sociais e educativas, atividades culturais e qualificação profissional, complementando a formação dos estudantes fluminenses, na maioria entre 14 e 17 anos.

As atividades oferecidas visam à oferta de conhecimentos aos estudantes de forma a atender os critérios estabelecidos pela Seeduc, com base no portfólio disponibilizado pelo Sesc RJ. Os cursos livres serão ministrados no horário da manhã ou da tarde, possibilitando ao aluno do ensino médio a participação no contraturno. Já o Senac RJ, também em conjunto com a Seeduc, irá fornecer cursos de formação profissional que serão implantados nas escolas selecionadas. O público-alvo são os alunos do ensino médio regularmente matriculados nas escolas, que demonstrem interesse nas atividades e, em algumas oportunidades, à comunidade local.

“Estamos resgatando o papel tanto do Sesc RJ quanto do Senac RJ, levando a oportunidade de estes jovens terem uma vida melhor, tendo acesso a uma série de serviços que já são nossa expertise. Estamos com isso fazendo com que as instituições relevantes para o estado do Rio de Janeiro estejam cada vez mais inseridas no dia a dia do povo fluminense e contribuindo para que milhares de jovens tenham um futuro melhor”, afirma Luiz Gastão Bittencourt, interventor do Sesc RJ e do Senac RJ.

Em pesquisa realizada pela Seeduc foi verificado que os jovens estão cada vez demandando por mais atividades esportivas e culturais para se prepararem para as exigências de novas habilidades além de afirmarem que sentem falta de mais conhecimentos gerais, tanto para cidadania, quanto para formação para o mundo do trabalho. Entre os resultados esperados com a parceria, busca-se a diminuição dos índices de evasão do ensino médio, a oportunização de cursos extracurrilares na escola com vistas à obtenção de maior interesse dos alunos pelo ambiente escolar além da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola.

“Essa é uma parceria inédita com a área de Educação. O Sesc RJ e o Senac RJ se aproximam de nossas escolas para complementar na formação em várias áreas: cultura, esporte, com cursos de qualificação profissional etc... Os alunos terão atividades no contra turno já começando agora. Cerca de 600 escolas da rede receberão ações. Estamos falando de uma parceria bastante significativa do ponto de vista de ajudar na formação complementar dos jovens”, afirma Wagner Victer, secretaria de estado de educação.

Portal do Futuro e Banco de Oportunidades

Com os programas de Responsabilidade Social, o Senac RJ se compromete com a sociedade do Rio de Janeiro, atuando nas áreas de inserção social e com projetos voltados à educação e à formação profissional focados na geração de renda para populações menos favorecidas. A parceria vai disponibilizar aos alunos participar do programa Portal do Futuro e do Banco de Oportunidades que tem por objetivo atuar junto aos adolescentes para transformá-los tanto no convívio social quanto prepará-los para a vida profissional.

No caso do Portal do Futuro, durante cerca de quatro meses de duração, os alunos participam de oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, o foco são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem 160 horas de capacitação profissional. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho.

Já o Banco de Oportunidade é o centro de carreira do Senac RJ que encaminha, gratuitamente, estudantes concluintes dos cursos de educação profissional para oportunidades de emprego e estágios em empresas parceiras.  O Senac RJ tem compromisso com a empregabilidade e o Banco de Oportunidades faz a ponte do aluno com o mercado de trabalho. Além de ser um serviço gratuito para estudantes e empresas, oferece orientação para alunos obterem sucesso em entrevistas de emprego e promove palestras abertas ao público com dicas sobre o mercado de trabalho.

Qualificação profissional

Os alunos de escolas beneficiadas neste projeto piloto, indicadas pela Seeduc, também receberão cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Operações em Logística.  Com duração aproximada de quatro meses, o curso Assistente Administrativo tem foco no desenvolvimento das competências profissionais necessárias para atuação em atividades de apoio administrativo de uma organização.

Já o curso de Assistente de Operações em Logística tem foco no desenvolvimento das competências profissionais necessárias para atuação nas atividades relacionadas aos processos de operações logísticas e gestão de materiais dentro das organizações, com duração também de quatro meses. Ao concluir o curso, o aluno receberá certificado do curso que o habilita para o trabalho em empresas de diversas áreas.

“Nós sempre sonhamos com essas parcerias e a gente precisa cada vez ter mais mãos estendidas. É muito gratificante ver esse tipo de parceria sendo formada, sem dúvida vamos colher resultados na Educação, uma área tão emblemática. Tenho certeza que a estrutura do Sesc RJ e Senac RJ apoiando nossas ações será um sucesso. O que a gente puder fazer para motivar cada vez mais os alunos devemos fazer. Essa é uma aliança estratégica e uma semente do que queremos deixar para estes alunos”, diz o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão.

Assistência e Meio Ambiente

Todas as áreas do Sesc RJ estão envolvidas neste projeto e participarão ofertando cursos livres: Assistência, Cultura, Educação, Turismo, Saúde, Unidades Móveis e Esporte e Recreação. A duração média dos cursos é diversificada, variando de acordo com a temática.

Na área de Assistência e Meio Ambiente, os programas Sesc+Criativo, Sesc+Futuro, Sesc+Infância e Sesc+Verde serão disponibilizados para 123 escolas. Entre as atividades, por exemplo, haverá ensino de técnicas de tecnologia ambiental de baixo custo – construção de mini sistema de captação de água da chuva e geração de energia solar, palestras sobre Bullying e diversidade na escola, oficinas sobre sexualidade e as novas representações sociais de gênero, oficinas de costura e trançado, oficinas de customização de roupas, palestras sobre gravidez na escola, oficinas de danças populares, com foco nas culturas juvenis e nos movimentos culturais urbanos da região. Ao todo, serão cerca de 30 ações dessa área totalmente gratuitas.

Cultura

Nesta área, os espetáculos e oficinas culturais serão levados para quase 404 escolas da rede estadual como ferramenta de transformação, produção de conhecimento e construção de cidadania. O objetivo é priorizar a formação, a experimentação e a troca entre diferentes saberes, modos de sentir, fazer e viver. Entre as ações, será disponibilizada a programação de música, teatro, exposições e dança para alunos, professores e familiares quando possível. Haverá também exibição de filmes, contação de histórias, encontro com autores entre outras atividades.

Educação

Entre outras atividades, a área de Educação participará com projetos educativos itinerantes, oficina de Língua Portuguesa, Introdução à Língua Estrangeira, palestras sobre o mundo do trabalho e como conseguir o primeiro emprego além de oficinas sobre os erros mais comuns no vestibular. Ao todo, serão cerca de 13 atividades gratuitas para cerca de 31 escolas.

Turismo e Saúde

As áreas de Turismo e de Saúde participarão com os projetos de Turismo Social, Visitas Guiadas e Sesc+Saúde. Entre as ações, haverá palestras para conscientizar sobre atitudes saudáveis, de forma dinâmica e interativa, através oficinas, palestras e peças teatrais educativas. As temáticas trabalhadas serão DST, gravidez na adolescência, higiene pessoal, entre outras. Também haverá oficinas de hábitos alimentares mais saudáveis, oficinas de culinária e educação nutricional além de oficinas de saúde bucal. Já no Turismo, serão disponibilizados roteiros guiados a atrativos turísticos da capital e interior do estado do Rio, seguido de apresentação artística.

Unidades Móveis

As unidades móveis do Sesc RJ participarão com o OdontoSesc e o BiblioSesc. No caso do OdontoSesc, as carretas são equipadas com quatro consultórios odontológicos oferecendo atendimento dentário e de saúde bucal gratuitamente. Já no BiblioSesc, haverá atividades lúdicas de incentivo à leitura e formação de pensamento crítico, além de empréstimo de acervo. Esta atividade, até o momento, está confirmada em seis escolas inicialmente.

Esporte e Recreação

Pensando no desenvolvimento físico dos estudantes, todas as modalidades esportivas serão disponibilizadas aos alunos, sempre com metodologia do Sesc. Também receberão clínicas e palestras com os times masculino e feminino de vôlei, incluindo técnicos, comissão e atletas além da inclusão destes estudantes na Torcida Sesc Vôlei. Estas ações serão levadas a 182 escolas de todo o estado do Rio.



Edição anterior (1321):
sábado, 23 de junho de 2018
Ed. 1321:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1321): sábado, 23 de junho de 2018

Ed.1321:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior