Edição anterior (1839):
sábado, 23 de novembro de 2019
Ed. 1839:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1839): sábado, 23 de novembro de 2019

Ed.1839:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Supercomputador terá capacidade ampliada em cinco vezes

Inauguração será no próximo dia 25, na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica

 

Após anos sem investimento e correndo o risco de paralisar, o supercomputador Santos Dumont, que funciona na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, terá a sua capacidade ampliada em cinco vezes. O equipamento, que hoje pode processar 1,1 milhão de bilhões de operações matemáticas por segundo (Pflops), terá a capacidade de realizar 5,1 Pflops, um incremento da ordem de 360%.

O investimento foi possível devido à receita de 1% do valor bruto da produção anual de petróleo do campo de Mero, na Bacia de Santos. Esse recurso é destinado para atividades de pesquisa e desenvolvimento, como parte das obrigações do contrato da partilha de petróleo. O campo de Mero é operado pelo Consórcio de Libra e liderado pela Petrobras ? com participação de 40% - em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%). O consórcio tem ainda a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), que exerce o papel de gestora deste contrato de exploração e produção.

De acordo com o LNCC, a expansão permitirá que aplicações científicas possam ser executadas em um ambiente computacional capaz de oferecer resultados em menor tempo e com maior precisão. Será a maior plataforma computacional instalada na América Latina disponível para pesquisas em Ciência e Tecnologia.

Pesquisas

O supercomputador Santos Dumont desenvolve, em Petrópolis, pesquisas fundamentais para a ciência. Entre eles, destacam-se as pesquisas sobre: Genoma do Zika Vírus (Labinfo); Modelagem e simulação de reservatórios do Pré Sal; Diagnóstico por imagens do sistema cardiovascular (MACC); Inteligência Artificial e Machine Learning (Ciência de Dados); Design de fármacos (Dockthor); e Soluções em segurança cibernética. O supercomputador é utilizado em mais de 110 projetos científicos e tecnológicos, os pesquisadores do Laboratório desenvolvem diversos trabalhos com resultados importantes para a sociedade.

Recursos

Em matéria feita pelo Diário em outubro, o diretor do LNCC, Augusto Gadelha, disse que o maior desafio para o setor era justamente a questão dos recursos financeiros, além da renovação do quadro de pessoal qualificado e a atualização constante das facilidades físicas (no caso do LNCC, de sua plataforma computacional e das redes de comunicação de dados). “Existe um limite de recursos aquém do qual podemos ter dificuldades de honrar despesas de infraestrutura, como aquelas decorrentes da operação do supercomputador, com consequências negativas para centenas de pesquisas sendo realizadas no país", disse, à época.



Edição anterior (1839):
sábado, 23 de novembro de 2019
Ed. 1839:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1839): sábado, 23 de novembro de 2019

Ed.1839:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior