Wesley Fernandes – especial para o Diário
A técnica de enfermagem que aplicou uma dose de ar no lugar da vacina contra a covid-19 em uma idosa, de 94 anos, será ouvida nesta segunda-feira (15) pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis. O caso ganhou repercussão na última sexta-feira (12), após a família divulgar um vídeo nas redes sociais mostrando a seringa vazia no momento da aplicação.
Nas imagens, é possível ver a profissional tendo dificuldades para tirar a proteção da agulha da seringa, no posto de vacinação montado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Centro. Logo depois, ela resolve trocá-la e, ao retornar com outra seringa, aplica a vacina sem a dose.
A Prefeitura de Petrópolis confirmou o caso e disse que a profissional foi afastada para apuração. Nesta segunda-feira, ela será ouvida pela equipe da Saúde. Já a idosa retornou ao posto da UCP no sábado e foi devidamente vacinada.
“O governo reitera o compromisso com a população e frisa que vem trabalhando para garantir toda a transparência no processo de vacinação, que envolve centenas de pessoas extremamente comprometidas com todo o processo. A apuração será rigorosa para que casos como este nunca mais se repitam”, diz parte da nota emitida pela Saúde.
O órgão lembrou, ainda, que no local da vacinação há sempre um supervisor, que deve ser acionado em caso de qualquer dúvida ou problema.
Após a repercussão do caso, a Prefeitura lançou um canal pelo Whatsapp para esclarecer dúvidas e receber denúncias sobre a vacinação contra a covid-19 em Petrópolis. As demandas devem ser direcionadas para o número (24) 99946-1161. A intenção é dar ainda mais transparência ao trabalho e facilitar o contato entre o governo e a população.
Veja também: