Edição anterior (2021):
sábado, 23 de maio de 2020
Ed. 2021:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2021): sábado, 23 de maio de 2020

Ed.2021:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Teresópolis registra 52,4% de isolamento durante lockdown

Município tem 589 casos confirmados e registra 18 mortes

Foto - Portal Terê

 

Com 589 casos confirmados e 18 mortes registradas por covid-19, Teresópolis  vem registrando queda no movimento nas ruas após decretar o primeiro estágio de lockdown no início desta semana. O município vizinho à Petrópolis, adotou rodízio de circulação de pessoas por CPF na segunda-feira (18.05). A medida foi instaurada por meio do decreto 52/94, e vale até o dia 25. De acordo com a prefeitura, na quinta-feira, Teresópolis registrou 52,4% de isolamento.

O decreto, assinado pelo prefeito Vinícius Claussen, estabelece restrição para circulação de pessoas nas ruas do município de acordo com o dígito do CPF. Com ele, pessoas com CPF final par podem circular nos dias pares e pessoas com CPF final ímpar podem circular nos dias ímpares. De acordo com a prefeitura, as pessoas devem portar documento oficial com foto em que conste o número do CPF, ou documento oficial com foto e o CPF ao transitar em locais públicos. 

A fiscalização ao cumprimento da medida é feita pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e equipes da fiscalização fazendária. 

De acordo com a prefeitura, o índice de monitoramento foi obtido por conta de um mapeamento de dados captados, de forma criptografada, a partir de dispositivos móveis, realizado por uma  empresa do setor de segurança da informação e antifraude. A empresa tem colocado sua tecnologia de georreferenciamento à disposição das autoridades, de forma gratuita, no combate à disseminação do coronavírus ou Covid-19. 

 Para o prefeito Vinicius Claussen, os dados coletados são a comprovação de que as medidas adotadas no município estão surtindo efeito e que a população está colaborando e permanecendo em casa. “Sabemos que esse momento tem sido desafiador para todos, mas os resultados estão mostrando o quanto a medida foi acertada e que Teresópolis está conseguindo avanços significativos que vão fazer toda a diferença no avanço da COVID-19 no município. Esperamos continuar atingindo o sucesso com a medida para poder retomar em breve as atividades econômicas e a nossa rotina”, afirma Claussen.

A prefeitura afirma que a privacidade e a segurança dos moradores é preservada, uma vez que a única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, a empresa não tem acesso aos dados de identificação civil dos usuários. Toda a captação de dados segue as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados, do Marco Civil da Internet e de outras legislações vigentes no momento.

 

 



Edição anterior (2021):
sábado, 23 de maio de 2020
Ed. 2021:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2021): sábado, 23 de maio de 2020

Ed.2021:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior