Edição anterior (2195):
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Ed. 2195:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2195): sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ed.2195:

Compartilhe:

Voltar:


  Covid-19

Testagem em massa visa identificar onde a incidência de covid está maior

Jaqueline Ribeiro – especial  para o Diário

 

Com o objetivo de identificar em que bairros e áreas da cidade a incidência de casos de covid-19 é maior, e assim preparar ações de prevenção, a Secretaria de Saúde segue realizando a testagem em massa na população. De acordo com a prefeitura, a nova fase das ações tem como objetivo o monitoramento da doença, diante de uma possível segunda onda de covid-19 no país. O trabalho mantém, ainda, o foco de salvar vidas na cidade, afirma a Secretaria de Saúde.  Ontem as ações foram concentradas no Alto da Serra e em Corrêas, com 805 testes realizados, 35 dos quais tiveram resultado positivo para a doença. O movimento foi maior em Corrêas, onde 438 testes forma aplicados – 21 deles com resultado positivo e 417 negativos. Já no Alto da Serra, de 367 pessoas testadas, 14 tiveram confirmação para a doença e 353 tiveram resultados negativos.  Desde anteontem quando a testagem em massa foi retomada, 1.550 testes foram realizados, com 87 petropolitanos com resultado positivo para covid-19.

- A pandemia não acabou. As novas ações de testagem vão mostrar onde estão os focos da doença na cidade e, desta forma, apontar quais bairros deverão ter o trabalho de conscientização reforçado. Todo o trabalho será baseado em acompanhamento estatístico por parte da Secretaria de Saúde. Já temos cerca de 70 mil pessoas testadas na cidade e vamos manter o trabalho com a intenção de chegar a 150 mil – pontua a secretária de Saúde Fabiola Heck.

A secretária destaca que apesar da testagem em massa ter sido suspensa no mês passado, os testes nunca deixaram de ser feitos em pacientes com sintomas de covid-19.   - Todas as unidades de saúde permaneceram testando pacientes sintomáticos mesmo durante a suspensão temporária dos testes em massa - afirma Fabíola Heck.

Nesta sexta-feira (13/11) equipes estarão realizando testes nos distritos da Posse ( Praça CEU) e de Pedro do Rio, na sede do antigo Colégio Cenecista.  No sábado  (14/11) a testagem será concentrada na Feira Livre (Centro) e no Terminal Rodoviário (Centro). As ações continuam na semana que vem.

Na segunda-feira (16/11), os trabalhos serão concentrados na Zona Sul da cidade com testes sendo realizados  na Igreja N. S. Aparecida, no Quitandinha e  no Posto de Saúde do Independência.

A Secretaria de  Saúde lembra que para os atendimentos é exigido um documento de identificação com foto e que não é necessário cadastro prévio. Os usuários testados recebem o resultado em 15 minutos pela equipe técnica da saúde responsável pelo trabalho. As testagens em massa da população, acontecem sempre das 9h às 16h.

A Secretaria de Saúde destaca que as ações visam proteger os petropolitanos contra a pandemia do novo coronavírus e monitorar o comportamento da doença no município.  Ainda segundo o município, com as ações de testagem, a prefeitura volta a se antecipar com base na segunda onda de COVID-19,  já presente em alguns países da Europa. 



Edição anterior (2195):
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Ed. 2195:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2195): sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ed.2195:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior