Camila Caetano – especial para o Diário
Não é de hoje que a Estrada do Brejal vem precisando de manutenções visto que, constantemente, cidadãos do local denunciam as condições de suas vias. No entanto, há cerca de um mês, um novo problema está afetando aos moradores de lá. Este, se trata do vazamento de uma rede de esgoto no inicio do km 01, que tem espalhado mau cheiro, e preocupado a população.
- A tubulação da rede de esgoto está estourada, sendo assim, os resíduos estão vazando na rua antes mesmo de chegarem até o bueiro para serem descartados. O mau cheiro tem nos incomodado bastante, além dos outros riscos. Há mais de um mês solicitamos as manutenções aos órgãos responsáveis, mas ainda estamos aguardando – contou um cidadão, que não quis se identificar.
Além do incômodo com o odor, é importante lembrar que problemas relacionados ao saneamento básico ainda resultam em mortes no Brasil, sobretudo em crianças com menos de cinco anos de idade. Algumas doenças causadas pela má administração do mesmo são leptospirose, amebíase, cólera, hepatite A, e muitas outras. Segundo o veículo de comunicação Fragmaq, estima-se que para cada R$1,00 investidos em tratamento de esgoto, são economizados R$4,00 em saúde pública.