Edição anterior (2199):
terça-feira, 17 de novembro de 2020
Ed. 2199:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2199): terça-feira, 17 de novembro de 2020

Ed.2199:

Compartilhe:

Voltar:


  Eleições

Veja como ficará a Câmara Municipal em 2021

Com novas eleições, bancadas de partidos terão alterações

Wellington Daniel

 

Com as eleições de domingo (15), a Câmara Municipal sofreu uma grande alteração em sua composição partidária. Diferente do período entre 2017 e 2020, as cadeiras da Câmara devem ter ocupantes de diferentes siglas, já que as maiores legendas possuem apenas dois membros. São elas: PSD, DC e PL. Todas as demais que ocuparam a Casa possuem apenas um vereador.

Nas eleições de 2016, o PMDB (hoje MDB) e o PSB possuíam a maior bancada, com três vereadores. Alguns partidos do pleito passado também não conseguiram lançar vereadores neste. Foram eles: PEN (hoje Patriota, que havia eleito um), PP (com dois) e PTB (com um). O PRP deixou de existir, sendo incorporado ao Patriota.

Em relação aquela eleição, outras mudanças: o MDB (então PMDB) que havia eleito três vereadores, neste ano teve um, mesma situação do PSB. Já o PL (antigo PR) manteve o número de vagas, com duas cadeiras nos dois pleitos, como o Republicanos, com uma vaga.

Atual

Com a janela partidária e outras mudanças na Casa Legislativa, a bancada dos partidos mudou mais em 2020. Comparando com os eleitos para o próximo período legislativo, as mudanças são ainda mais profundas. Hoje, na Câmara, são apenas cinco partido, e a maior bancada é a do MDB.

Além do MDB (que hoje tem seis membros), PL (com quatro) e Republicanos (com um), o DEM possui dois e ficará com um em 2021. O PSD conseguiu assegurar as duas vagas que possui.

Novos partidos

Com essas mudanças, novos partidos chegam na Casa Legislativa. O DC já consegue duas cadeiras. Já PSL, PRTB, PSOL, PSC e Solidariedade chegam com um representante cada.

Vereadores eleitos

O Diário tentou contato com todos os vereadores eleitos. Para a edição de hoje, responderam Domingos Protetor (PSC), Gilda Beatriz (PSC), Hingo Hammes (DEM), Jornalista Eduardo do Blog (Republicanos) e Marcelo Chitão (PL).

Desses, Gilda, Hingo e Chitão já estão na Câmara. Domingos e Eduardo fazem parte do time dos novatos. Da atual formação da Câmara, apenas quatro vereadores se reelegeram. Há, ainda, três que já passaram pela Casa, mas não fazem mais parte do atual quadro.

Domingos Protetor é conhecido na cidade pelos trabalhos em proteção aos animais. Ele diz que pensa em projetos voltados a isso, mas também para pessoas carentes. Pretende, por exemplo, propor que a merenda escolar seja mais vegetariana. O vereador eleito também afirma que esperava uma boa votação, mas ficou surpreso ao ser eleito.

- Fiquei muito feliz, foi uma grata surpresa. Não por mim, mas pelos animais. Foi uma eleição atípica para qualquer vereador e pra mim então, sem dinheiro, sem recurso, sem tempo para fazer campanha. Dos 45 dias de campanha, só fiz dez. Não iria deixar de cuidar dos meus animais e resgatar, de salvar vidas e ver denúncias de maus tratos para fazer campanha política. Foi a vitória do amor, da amizade e do bem querer dos animais pelas pessoas – afirmou.

Números do Tribunal Superior Eleitoral apontam que 145 mulheres se candidataram ao cargo de vereadoras. Porém, apenas Gilda Beatriz (PSD) foi eleita, continuando na Casa por mais um mandato. Apesar disso, ela aponta para “ótimos resultados” de candidaturas femininas, já que houve aquelas que chegaram à suplência.

- Neste momento eu só tenho que agradecer todo o apoio que recebi nesta campanha. Seja o carinho pelas redes sociais ou pessoalmente: cada encontro e reencontro. Infelizmente, permaneço como a única mulher eleita na Câmara, mas tivemos ótimos resultados de candidaturas femininas que chegaram à suplência do legislativo. Agora, o trabalho deve continuar, com a fiscalização e proposição de Leis. Também agradeço pela expressiva votação, que me colocou em segundo lugar dentre os candidatos e me manteve como a mulher mais votada do município – afirmou.

O jornalista Eduardo do Blog (Republicanos) disse que pretende continuar com as causas em que acompanhava em sua página nas redes sociais. Dentre elas, a questão da deficiência, RPAs e rodoviários. Há projetos sugeridos por pessoas de sua página, mas prefere ainda não citar, para que não haja problemas. Para ele, o voto é consequência de seu trabalho.

- A expectativa é sempre a melhor. Acho que voto é consequência de trabalho e foram mais de 10 anos como jornalista. Acredito que essa votação reflete nosso trabalho de dia a dia, com ou sem eleição. Em relação aos projetos, vou fazer o bê-á-bá. Vou legislar e fiscalizar. Acredito que é isso que a população espera de um bom vereador. Como vereador, tenho área de atuação Petrópolis, não sou um vereador de bairro e vou trabalhar por toda a cidade – disse.

Hingo Hammes (DEM) é o atual presidente da Câmara. Na eleição passada, havia sido suplente e chegou a Casa após afastamentos. Agora, eleito para o mandato de 2021-2024, diz que ainda não tiveram conversas a respeito da presidência, mas caso seja da vontade dos pares, se colocará a disposição. A expectativa para o próximo mandato é de muito trabalho e diálogo.

- Fizemos um trabalho de um ano e nove meses que conseguimos avançar bastante, sempre conversando com as pessoas olho no olho. A própria presidência foi um pedido dos vereadores e a população reconheceu esse trabalho. Tem uma frase que utilizamos na campanha que é “quem trabalha não conta história”, nós conseguimos mostrar nosso trabalho e a população reconheceu – explicou.

Marcelo Chitão também foi suplente no período passado e, atualmente, está na Câmara. Ele diz que pretende contribuir com o projeto de Circuito de Lazer e Cultura de Cascatinha e também projetos como dos barulhos excessivos das motos, mas também cobrar do Executivo a fiscalização a este. O vereador eleito se diz otimista.

- Estou bastante otimista. Creio que esses alguns meses que estou como vereador serviu até como vestibular. Absorvi esse aprendizado aqui, peneirar e ver o que de melhor tenho aprendido para poder melhorar no ano que vem. Isso me deixa mais preparado e já levo um pouco de bagagem – contou. 

Lista dos vereadores eleitos (por ordem de número de votos):

Vereador

Partido

Votos

Yuri

PSOL

3.742

Gilda Beatriz

PSD

2.825

Jornalista Eduardo do Blog

Republicanos

2.776

Hingo Hammes

DEM

2.617

Domingos Protetor

PSC

2.560

Dudu

MDB

2.526

Ronaldo Ramos

PSB

2.417

Paulo Igor

DC

2.150

Fred Procópio

PL

2.037

Marcelo Chitão

PL

1.977

Marcelo Lessa

Solidariedade

1.694

Octavio Sampaio

PSL

1.531

Júnior Coruja

PSD

1.446

Júnior Paixão

DC

1.396

Dr Mauro Peralta

PRTB

1.169

 

 



Edição anterior (2199):
terça-feira, 17 de novembro de 2020
Ed. 2199:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2199): terça-feira, 17 de novembro de 2020

Ed.2199:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior