Edição anterior (1757):
segunda-feira, 02 de setembro de 2019
Ed. 1757:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1757): segunda-feira, 02 de setembro de 2019

Ed.1757:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

 

 

Vereadores se reúnem com técnicos da UERJ em busca de acordo de cooperação técnica

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Maurinho Branco(PP) e os vereadores Hingo Hammes (PTB) e Silmar Fortes (MDB) estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (30.08) com o professor Freddy Van Camp, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na sede da instituição em Petrópolis com objetivo de fomentar a parceria para a elaboração de projeto de recuperação do Palácio Amarelo, por intermédio de um Termo de Cooperação Técnica.

Também participaram do encontro os professores Bernardo Vieira, Patrícia Drahs e Maria das Graças Teixeira, todos ligados à instituição, que apresentaram sugestões para dar encaminhamento às futuras ações. Ficou definido que a Câmara Municipal enviará um ofício para formalizar o interesse no projeto de cooperação. Também será realizada mais uma reunião no dia 13 do mês que vem, na sede do Legislativo, para apresentação de um esboço do Plano Estratégico, que englobará todos os passos do projeto de restauro.

“Acredito na viabilização deste projeto, que será muito importante para ambos os lados. O espaço físico da Câmara necessita de restauro e essa será uma oportunidade positiva para alunos e técnicos da UERJ. O prédio é patrimônio da cidade. Essa parceria gerará bons frutos e deixará um legado importante”, afirma o vereador Maurinho Branco.

Para o vereador Hingo Hammes, o aumento da acessibilidade da casa também será um ponto positivo da ação. “A questão da acessibilidade será um dos desafios inseridos nesse projeto. Tenho certeza que essa cooperação vai beneficiar à população de modo geral, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência”.

O vereador Silmar Fortes destacou que “deve ser feito um planejamento correto, que possa viabilizar as necessidades mais urgentes, dentro de etapas bem definidas e pontuadas no processo legal”.

A professora Maria das Graças atesta que “essa ação será pioneira e oferecerá uma oportunidade para que outras instituições possam tomar como exemplo essa movimentação da Câmara”.

O professor Freddy Van Camp disse que esse é um bom momento para os alunos e professores da instituição, já que a UERJ oferece um curso de pós-graduação em Gestão de Restauro e Patrimônio, o que vem de encontro com as demandas da cidade.

“Petrópolis tem um vasto patrimônio histórico. O prédio da Câmara faz parte deste conjunto. Para os alunos e docentes seria uma ótima oportunidade estarem inseridos nesta importante ação em prol da conservação arquitetônica”, completou. O curso de pós-graduação vai capacitar 20 profissionais em um primeiro momento.

 



Edição anterior (1757):
segunda-feira, 02 de setembro de 2019
Ed. 1757:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1757): segunda-feira, 02 de setembro de 2019

Ed.1757:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior