Edição anterior (1676):
quinta-feira, 13 de junho de 2019
Ed. 1676:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1676): quinta-feira, 13 de junho de 2019

Ed.1676:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Versão atualizada do Plano Inverno municipal é lançada pela prefeitura

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias apresentou a versão atualizada do Plano Inverno municipal nesta quarta-feira (12.06) na Casa dos Conselhos. Nele constam os planos de contingência e as matrizes de atividades e responsabilidades das principais ameaças de desastres da estação, que são os incêndios florestais e a estiagem. Para essa edição, foram realizadas mais de 60 horas de treinamentos que prepararam cerca de 100 pessoas de 45 órgãos diferentes para o pronto atendimento à população em caso de ocorrências. O objetivo da prefeitura é reduzir o número de casos de queimadas durante o período mais seco do ano.

Os próximos passos são as ações de conscientização e de ajuda humanitária. A Blitz Verde vai distribuir material educativo contra as queimadas nas comunidades, além do sobrevoo com um drone em áreas propensas às queimadas em apoio aos órgãos ambientais. "O Defesa Civil nas Escolas, reforçando as orientações sobre prevenção no ambiente escolar, também é uma ação importante neste contexto", garantiu o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

Também serão realizadas ações em conjunto com a Secretaria de Assistência Social com foco na ajuda humanitária. A campanha do agasalho segue acontece na Praça Dom Pedro e na sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, até o dia 4 de julho. "No dia seguinte, vamos fazer mais uma Festa Julina solidária aberta para a população encerrando a programação. Além disso, temos campanha previstas no Dia Mundial do doador de sangue e no Dia dos Pais", explicou o secretário de Defesa Civil.

O trabalho realizado pelas equipes dentro do Plano Inverno municipal vem contribuindo na redução do número de casos de incêndios florestais em toda a cidade. O Corpo de Bombeiros registrou 302 queimadas em 2017, sendo 174 atendidas pelo Destacamento de Itaipava. No ano passado, foram 174 casos ao todo, uma redução de 28,4%. “A nossa gestão trabalha de maneira organizada e antecipada, com o objetivo de reduzir as ocorrências e facilitar o atendimento aos moradores”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Os órgãos de resposta e atendimento sabem da importância da atualização do plano para o município. "Todo trabalho é feito para lidar com as consequências de um risco. Nossa participação no caso de desastre é na comunicação entre órgãos, ajudando também a população", explica Fábio Hoelz, representante da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (Roer).

Participaram do lançamento o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos; o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto; o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano; a secretária de Saúde, Fabíola Heck; a coordenadora de Bem-estar Animal, Elisabete Amorim; representantes da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Águas do Imperador, Enel, Maçonaria e da Força Jovem Universal. O Plano Inverno municipal está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).



Edição anterior (1676):
quinta-feira, 13 de junho de 2019
Ed. 1676:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1676): quinta-feira, 13 de junho de 2019

Ed.1676:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior