Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Vida Militar
... e outros assuntos

 Eng. Mil. Jorge da Rocha Santos
amirp.petropolis@gmail.com

 

 

 ANIVERSARIANTES AMIRP  - Dia 9 -  Francisco Gouvêa, Orlando Rodrigues dos Santos Filho,  João Pedrosa de Miranda; dia 10 -  José Marcio Machado do Amaral, José Fernandes de Oliveira; dia 12 -  Luiz Ramos Gomes,  Carlos Luiz Affonso,  Mariza Alves de Faria; dia 14 -  Sônia Maria Gabrich Esteves,  Ivone Esch Justen. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades. (foto  - aniversariantes amirp)

 

NOSSA GENTE AMIRP  – dezembro de 2018, almoço de confraternização da Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis realizado nas confortáveis instalações do Centro General Ernani Ayrosa (CGEA), Itaipava. No foto: Cel. Mota Mendes, antigo comandante do 32º BIL e esposa Sra Neuza; Cap. Teixeira Paulo – Presidente da AMIRP, Sra. Márcia e esposo Cel. Wendell comandante do CGEA. Foto Ernane de Oliveira. (foto  – Mota, Neuza, Teixeira, etc)

 

  

 DIA DO MAGISTÉRIO DO EXÉRCITO - OITO DE FEVEREIRO - Marechal Roberto Trompowski Leitão de Almeida nasceu na cidade  de  Florianópolis, SC,  a 8 de fevereiro de 1853. Cioso militar envolvido em inúmeros projetos onde dedicava-se aos estudos ininterruptos da matemática.  De fevereiro a outubro de 1894, comandou o Colégio Militar do Rio de Janeiro.  A 7 de outubro assumiu o comando do Corpo de Cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha.

 
 Foi indicado pelo Barão de Rio Branco, Ministro das Relações Exteriores, para adido militar às delegações brasileiras na Grã-Bretanha, Suíça e Itália. Foi delegado técnico, assessorando o magno Rui Barbosa, em Haia, na Conferência Internacional da Paz. Faleceu a 2 de agosto de 1926. É o Patrono do Magistério do Exército e Patrono da Associação de Professores Militares do Brasil. (foto  - Exército Brasileiro) (foto  - Marechal Trompowski)

 


 FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB) COORDENA CERCA DE 300 VOOS POR DIA NAS BUSCAS ÀS VITIMAS EM BRUMADINHO (Poder Aéreo, 28 de janeiro de 2019) - Toda a coordenação entre as aeronaves está sendo fornecida por militares da FAB. Os trabalhos continuam intensos em apoio à operação de resgate às vítimas do desastre ocorrido em Brumadinho,MG, desde a instalação de uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS), conhecida como estação-rádio, para dar suporte e garantir a segurança das aeronaves envolvidas nas ações de busca e salvamento, a FAB está atuando na coordenação dos voos, que chegam a 300 por dia.

 Estão sendo operadas, simultaneamente, em torno de 16 aeronaves. O AFIS está localizado no terreno de uma igreja no Córrego do Feijão. Também foi montado um Centro de Comando e Controle. Além da coordenação das aeronaves envolvidas nas operações de resgate, a FAB também está atuando para que o espaço aéreo da região de Brumadinho fique restrito apenas a essas aeronaves, os voos com drones não estão autorizados. Todo suporte na comunicação entre as aeronaves está sendo fornecido pelos militares do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Toda a ação para coordenar as aeronaves no espaço aéreo do município mineiro foi programada após articulação com a Presidência da República, Ministério da Defesa e Defesa Civil e não há previsão para o fim dos trabalhos na região. (foto   - Força Aérea Brasileira)

 

 BOLSONARO NA SINAGOGA (28/dez/2018, Israel Blajberg ) - Ilustres governantes do Brasil chegaram a adentrar uma sinagoga, desde Dom Pedro II,  que visitou algumas na Europa. O profundo capital simbólico da presença de Bolsonaro foi altamente significativo, não só pelo próprio nome da rua da sinagoga, mas pela sua historia e tradições, íntimamente ligadas ao perfil do credo e lutas do ilustre visitante. Rua Capelão Álvares da Silva é uma pequena rua de Copacabana próxima ao Metrô Siqueira Campos, abrigando não mais que uma meia-duzia de prédios, entre os quais a tradicional Sinagoga.

 O Capelão que dá o nome a rua, não costuma ser lembrado pelo nome de batismo, Antonio Alvares da Silva, sendo mais conhecido como Frei Orlando (1913–1945), Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exercito Brasileiro. Trata-se de uma ligação fantástica, quase cabalística, do Frei católico com a Sinagoga judaica. O Capitão-Capelão Militar pertencente ao 11º Regimento de Infantaria, tombou, às vésperas da Tomada de Monte Castello, atingido por disparo acidental de um partisan. Repousa no Monumento aos Mortos da 2ª. Guerra Mundial. Outro episódio que conecta a sinagoga com uma historia de lutas ocorreu em fins de 1959, quando uma onda de pichações anti-semitas assolou a Europa, pela primeira vez após a guerra e o infame Holocausto. Felizmente o Brasil não foi maculado por aquela insanidade, e assim como o Presidente Bolsonaro,o Presidente Juscelino  Kubitschek (JK) dedicou um carinho especial pelos compatriotas de fé judaica, visitando naquele Natal de 1959 o Lar dos Velhos do Rio Comprido, que abrigava sobreviventes do Holocausto. O nobre gesto de JK foi renovado por Bolsonaro, desta vez acompanhado pelo Embaixador de Israel no Brasil e pelo Primeiro Ministro Bibi Netanyahu e pelo eminente Rabino Eliezer Stauber. A Comunidade Judaica se engalanou para receber Bolsonaro, em uma tarde memorável que entrou para a historia das relações entre Brasil e Israel, desde aquele dia de 1947 em que Oswaldo Aranha bateu o martelo na ONU, declarando a Partilha da Palestina, e desde que GetulioVargas recebeu, em 1952, no Palacio Rio Negro, em Petrópolis, as credenciais do General David Shaltiel, primeiro Embaixador de Israel no Brasil. Bolsonaro inaugurou uma nova era nas relações Brasil-Israel, que datam de apenas 70 anos. Mesmo para um povo cujo calendário já está em 5779, este foi um grande momento, pelo seu significado nos tempos atuais. (foto  – Brasil x Israel)

“Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros.” (Bismarck)



Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior