Edição anterior (1560):
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Ed. 1560:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1560): domingo, 17 de fevereiro de 2019

Ed.1560:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Witzel reúne secretariado em Petrópolis e diz que plano para retirar famílias de áreas de risco será elaborado

Reunião do secretariado aconteceu em Petrópolis, neste sábado, na primeira edição do Gabinete Itinerante

Philippe Fernandes


 O Governo do Estado realizou neste sábado (16), em Petrópolis, a primeira edição do projeto "Gabinete Itinerante", que transfere toda a estrutura do poder Executivo para o interior. O governador Wilson Witzel despachou do Palácio Quitandinha. Pela manhã, todo o secretariado participou de uma reunião de governo. À tarde, o governador se encontrou com lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada da região serrana.

Em entrevista à imprensa, após a reunião do secretariado, no início da tarde, Witzel destacou que retirar famílias das áreas de risco é uma das ações prioritárias para o governo na região.

- Nós estamos trabalhando em um novo modelo na área de habitação que vai substituir o Aluguel Social e vai ser adotado por todos os municípios para retirar famílias de áreas de risco. Outro ponto fundamental é combater definitivamente a desordem urbana. Não podemos mais ter municípios que permitam que casas sejam construídas em encostas, que as comunidades comecem a ter uma verticalização sem o menor controle. Isso tem que acabar. É preciso criar uma cultura de seriedade no combate ao inchaço urbano de forma desordenada, e a Câmara Metropolitana vai ser fundamental para isso - disse.

Petrópolis na Câmara Metropolitana

De acordo com o governador, a Câmara Metropolitana do Estado do Rio - que tem Petrópolis entre os municípios participantes - garante uma nova forma de conduzir as políticas públicas, de forma integrada, permitindo o desenvolvimento econômico em conjunto.

- Esta construção de projetos coletivos para a Câmara Metropolitana está sob a minha presidência. Vamos montar uma estrutura para mobilidade, saneamento, para o desenvolvimento econômico, as prioridades das áreas de industrialização, e até a questão do ISS, IPTU e incentivos. É um novo conceito de gestão que não mais permite que cada município tome uma decisão isolada que possa interferir na região - afirmou Witzel.

Dívidas do Estado e investimentos na cidade

 

Na sexta-feira, o prefeito Bernardo Rossi apresentou ao governador a situação das dívidas que o Estado tem com a Prefeitura, referentes ao custeio das duas Unidades de Pronto-Atendimento; com relação ao Hospital Alcides Carneiro; além de investimentos do programa Somando Forças. Perguntado sobre como iria proceder com relação às dívidas com os municípios, o governador destacou que é preciso estabelecer prioridades.

- Petrópolis tem até menos dívidas que Teresópolis, pelo que eu recebi ontem. Nós temos restos a pagar de mais de R$ 17 bilhões, então para poder pagar dívidas com os municípios e também com os fornecedores, é preciso estabelecer prioridades. Com o prefeito de Teresópolis, definimos que a prioridade será a saúde. Em relação a Petrópolis, aquilo que foi apresentado em relação à UPA, vamos trabalhar para poder resolver - garantiu.

Sobre a manutenção das estradas estaduais, Wilson Witzel destacou a situação de penúria nas contas públicas do governo, que tem um rombo de mais de R$ 8 bilhões. O governador, no entanto, afirmou ter a esperança de zerar o déficit, fazendo com que os investimentos sejam retomados.

- É evidente que a gente não pode esperar zerar o déficit para fazer uma coisa emergencial. A Secretaria das Cidades está com um compromisso de fazer a catalogação de todas as demandas dos prefeitos em relação às demandas de estradas. Estamos recebendo os prefeitos, estou observando as prioridades. Vamos definir um cronograma para fazer todas essas obras - afirmou, lembrando que é preciso escolher as prioridades, por conta do "cobertor curto" do orçamento.



Edição anterior (1560):
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Ed. 1560:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1560): domingo, 17 de fevereiro de 2019

Ed.1560:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior